Médico Rafael Guena, Ricardo Cançado (Drogal), Michele Zanuzzi (Instituto José Cançado), Médica Carolina Weiss Aloisi, Tais Oetterer de Andrade (CLQ Colégio) e Marcelo Cançado (Drogal - foto: Divulgação/ Engenho da Notícia.

Com o objetivo de mudar a realidade de crianças e jovens de comunidades carentes de Piracicaba, o Projeto Olhar Sempre realiza, de hoje (8 de maio) até o fim de junho, a Campanha Ajude Uma Criança A Enxergar O Mundo Melhor – Doe Uma Armação De Óculos Usada. As doações poderão ser entregues nas 36 unidades da Rede Drogal em Piracicaba, na sede do Instituto José Cançado; CLQ Colégio e Hospital de Olhos de Piracicaba. Além ceder suas instalações como pontos de recolhimento, a Rede Drogal também doou 300 armações no intuito de incentivar as doações.

De acordo com o médico oftalmologista, Rafael Guena Jardim de Camargo, um dos responsáveis pela campanha e idealizador do Projeto Olhar Sempre, podem ser doados óculos e armações em bom estado de conservação. O especialista conta que a ideia da campanha surgiu ligando a necessidade de crianças em idade escolar, em situação de carência e vulnerabilidade, com a quantidade de armações que muitas vezes as pessoas acumulam dentro de casa. “Alguns têm a esperança de voltar a usar, o que normalmente não acontece, por isso, propomos dar um destino mais nobre para estes óculos. A Rede Drogal entendeu nossa proposta e ofereceu as unidades como ponto de arrecadação, facilitando as doações por conta das filiais localizadas em vários pontos da cidade. E, também, ofereceu um impulso inicial por meio da doação de 300 armações*.

Para Marcelo Cançado, diretor administrativo da Rede Drogal, a parceria com o Hospital de Olhos de Piracicaba proporcionará um novo destino aos óculos e armações em desuso, auxiliando crianças e adolescente a enxergarem com um melhor convívio social. “As expectativas são muito positivas. O trabalho do Projeto Olhar Sempre é incrível. Com a campanha, vamos conseguir ajudar quem necessita deste importante acessório oftalmológico”, comenta.

Essa é a primeira campanha de arrecadação de armações do Projeto Olhar Sempre. A iniciativa integra um conjunto de ações que visam facilitar o acesso de crianças em idade escolar, com problemas de visão e em situação de vulnerabilidade social, ao atendimento oftalmológico e aos óculos. Segundo o médico Rafael Guena, as doações passarão por uma revisão e reforma, como a retirada de lentes e limpeza, e estarão disponíveis para os pacientes escolherem quais desejam usar. “Realizaremos mutirões oftalmológicos para crianças de comunidades, em conjunto com médicos e parceiros voluntários. Para aqueles que houver a prescrição de uso de óculos, as armações arrecadadas na campanha estarão disponíveis no local para serem escolhidas por eles próprios. Feito isso, com doações em dinheiro, o projeto pretende adquirir as lentes e, em parceria com as óticas, os novos óculos serão produzidos. Posteriormente, haverá um novo encontro para a entrega do acessório, totalmente gratuito”, afirmou.

O médico diz que o objetivo é que a criança retorne para escola com muito mais bem-estar e que consiga aprender de maneira eficiente. “A saúde ocular da nossa cidade representa o que acontece no Brasil. Os óculos são uma necessidade fundamental para que as crianças participem do aprendizado nas escolas. A falta dele é uma das maiores causas de evasão escolar”.

Conforme destaca o oftalmologista Rafael Guena, em muitas situações é apenas depois de um mutirão que os professores e as famílias descobrem a existência de uma causa oftalmológica para a dificuldade de desenvolvimento, do aprendizado e alfabetização. “Há crianças pequenas que tem um desempenho escolar comprometido por simplesmente não enxergarem bem. Por isso, o exame oftalmológico é muito importante. Vale ainda ressaltar que nessas ações vamos também renovar a receita de quem já usa óculos e oferecer novos acessórios para estudantes que precisam aumentar o grau ou quebraram o antigo durante brincadeiras. Além disso, nas consultas poderemos detectar problemas graves para fazer o tratamento sem custo, no Hospital de Olhos, como glaucoma, catarata congênita, ceratocone entre outros”.

A intenção do Projeto Olhar Sempre é atuar a longo prazo, dando suporte de atendimento e acompanhamento às crianças. “Manter a saúde ocular pode custar caro, cerca de R$ 400 a R$ 500 anualmente. Esse valor é inviável para muitas famílias. Deste modo, nossa ação visa eliminar este custo. Essa é uma semente que a gente planta agora para crescer lá na frente, com jovens podendo estudar e se desenvolver”.

O especialista defende que investir na saúde oftalmológica das crianças tem um efeito transformador. “Estima-se que entre 40% e 60% das crianças em idade escolar precisam usar óculos. Do mesmo modo, há pesquisas que revelam que o aumento da frequência nas escolas está ligado a uma menor taxa de violência e a maior quantidade de mão de obra especializada nas comunidades. Ou seja, permitir que os nossos jovens tenham condições de estudar é fundamental para o nosso futuro e tem um enorme impacto na vida das pessoas, pois rompe uma cadeia de falta de oportunidades. Neste sentido, é um investimento essencial que todos temos que fazer como sociedade”.

Para incentivar à adesão dos piracicabanos à campanha, também faz parte dos argumentos de Rafael Guena, a sustentabilidade. “O meio ambiente agradece, pois esses óculos poderiam se tornar lixo, mas a partir da doação serão muito bem reaproveitados”.

Preocupação contemporânea - O aumento contemporâneo do uso de telas, de acordo com Rafael Guena, tem revelado a tendência para uma epidemia de miopia no futuro. “As telas estão cada vez mais próximas dos nossos olhos e isso tem uma consequência na saúde ocular. Além da necessidade de uma maior periodicidade de revisão de grau, existe também o aumento da possibilidade de doenças que comprometam o enxergar, como descolamento de retina”. Conforme explicou o especialista, essa é uma situação que atinge todas as classes sociais e idades, “pois mesmo em comunidades mais vulneráveis, os celulares são ferramentas de inserção social mais acessíveis”. A partir desta realidade, o médico recomenda fazer exames periódicos e ter estratégias de descanso.

Olhar social - Os organizadores do Projeto Olhar Sempre tomaram a iniciativa de realizar ações sociais de atendimento oftalmológico a partir de 2012. “Começou de maneira caseira, a partir da nossa vontade e crença de que a medicina precisa ser democrática e chegar para quem não tem acesso”.

O médico relata também que promoviam e ajudavam no subsídio de cirurgias de catarata, que é a especialidade de Rafael Guena, para pessoas de comunidades carentes. “Mesmo beneficiando muitas pessoas, acabava sendo uma ação bem pontual, baseada na nossa vontade”.

Com a pandemia e as dificuldades do SUS, ele e a médica Carolina Weiss Aloisi, ambos à frente do Hospital de Olhos de Piracicaba, decidiram que era hora de tornar seus sonhos relativos à democratização do acesso à consultas oftalmológicas algo mais concreto e duradouro. “No Hospital de Olhos podemos oferecer uma boa infraestrutura, avançada e completa, que pode atender a demanda da população piracicabana em situação de vulnerabilidade. Deste modo, idealizamos fazer uma reestruturação das nossas ações sociais, a partir de uma Organização Social (OS), capaz de ser parceira do poder público e de outras entidades, o que se tornou o Projeto Olhar Sempre”.

O profissional destaca que a institucionalização das ações sociais contribui para que o projeto deixe um legado de cuidados em saúde dos olhos em Piracicaba. “Elaboramos toda parte burocrática do Olhar Sempre em conjunto com órgãos de saúde públicos, lideranças e pacientes, para assim definirmos os objetivos da OS, que agora funciona de maneira legal e pode potencializar as ações. Isso nos dá a confiança que as ações sociais vão caminhar independentemente de nós”.

SERVIÇO

Campanha Ajude Uma Criança A Enxergar O Mundo Melhor – Doe Uma Armação De Óculos Usada

Realização: Projeto Olhar Sempre – Hospital de Olhos de Piracicaba

Período: maio e junho de 2023

Pontos de coleta:

36 Unidades da Rede Drogal em Piracicaba - Endereços disponíveis no site www.drogal.com.br

Instituto José Cançado - Av. Dr. Cássio Pascoal Padovani, 1910

CLQ Colégio

- Rua Hide Maluf, 240 – Água Seca

- Av. Cezira Giovanoni Moretti, 1100 - Reserva Jequitibá

Hospital de Olhos de Piracicaba – Rua São João, 1232

# INFORMAÇÕES

- (19) 3437-5353

https://www.instagram.com/hop_piracicaba/


Texto: Engenho da Notícia

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV

Deixe seu Comentário