Fotos: CCS/ Prefeitura de Piracicaba
Iniciativa vai gerar economia aos cofres públicos e agilizar o
atendimento ao público.
A Prefeitura se organiza administrativamente para a implantação do Programa
Prefeitura Sem Papel, uma transformação digital que vai mudar o sistema de
atendimento ao munícipe. A fase de transição interna se encerra em 31/07 e em
1º/08 o programa passará a funcionar de maneira oficial no município.
A implantação do programa Prefeitura Sem Papel, que consiste em um sistema de
documentos e processos administrativos totalmente digital e integrado, vai
possibilitar aos cidadãos que acompanhem os processos feitos ao Executivo por
meio eletrônico (computador, celular, etc), dando agilidade e praticidade ao
contribuinte, sem a necessidade de comparecer ao prédio do Centro Cívico. A
iniciativa vai gerar economia aos cofres públicos com a redução de papel e
toner para impressão, além de demandas do dia a dia administrativo.
Pelo programa Prefeitura Sem Papel o cidadão poderá solicitar vários serviços
municipais de maneira online, como 2º via de documentos e boletos, emissão de
alvarás, parcelamento de débitos, isenção no pagamento do IPTU, cartão do
idoso, corte de árvores, abertura de empresas, restituição de importância paga
indevidamente ou em duplicidade, Habite-se, ITBI, além de recorrer a multas ou
comunicar vazamento de água ou mesmo solicitar a ligação de água e esgoto,
entre outros.
COMO USAR – Para usufruir do Programa Prefeitura Sem Papel, o munícipe
deverá fazer um cadastro. Além dos dados básicos, deverá indicar um endereço de
e-mail, ferramenta pela qual se dará a comunicação oficial entre o Executivo e
o cidadão. O cadastro pode ser feito pelo link https://sempapel.piracicaba.
“O preenchimento do cadastro é muito simples e os munícipes não devem demorar
mais que três minutos para fazê-lo. Mesmo assim, temos disponível uma estrutura
de atendimento no Térreo 2 do Centro Cívico, que ajudará o cidadão a se
cadastrar imediatamente no sistema de protocolo digital”, disse Telma Trimer de
Oliveira Pereira, secretária de Finanças (Semfi).
Segundo o prefeito Luciano Almeida, a mudança da cultura analógica para a
digital era uma das principais demandas do seu plano de governo e a
Administração Pública em Piracicaba segue um caminho natural rumo à
modernização administrativa. Ele citou, inclusive, que programa já foi
implantado com sucesso em vários municípios paulistas, chegando, inclusive, ao
Governo e Judiciário estaduais.
“Os cidadãos vão poder acessar os serviços públicos com mais transparência e
segurança e ainda teremos uma economia significativa de recursos financeiros
eliminando a impressão de documentos e a movimentação de processos físicos
entre setores, muitas vezes de um prédio a outro. O cidadão vai perceber que
seus processos serão resolvidos com maior rapidez”, frisou o prefeito.
Texto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba
Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV