Foto: Emily Curbani/ Reprodução


A mensagem é fake e antiga, tendo em vista que já teria sido circulada nas redes sociais em anos anteriores.


Nos últimos dias, falsas mensagens circularam por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. A mensagem, que integra um “print” de uma foto enviada de um cartaz, que diz ter visitas à domicílio de estudantes de enfermagem que oferecem testes de glicemia para assim transmitir o vírus HIV, é fake e antiga, tendo em vista que já teria sido circulada várias vezes em anos anteriores.


A mensagem fala: “Pessoas vestidas de branco vão passar de casa em casa para medir a taxa glicêmica dos moradores. Não deixem! É um grupo de aidéticos para transmitir o vírus”. A mensagem diz ainda que, essa ação dos estudantes seria “a mando da Baleia Azul”, jogo que alertou os órgãos de saúde em 2017, pois encorajava jovens a tirar a própria vida em desafios online.


A Secretaria de Saúde de Piracicaba, orienta a população de que não compartilhe essas mensagens e evite que a informação falsa circule, e que quando alguma situação suspeita acontecer, o cidadão deve fazer a denúncia pelo telefone 190, da Polícia Militar.


A pasta emitiu a seguinte nota:


“Cabe esclarecer que a Secretaria de Saúde não oferta estes testes com equipes passando nas casas. Os testes de glicemia acontecem sempre nas unidades de saúde ou em eventos oficiais da Prefeitura, sendo amplamente divulgado com antecedência onde acontecerão. Desta forma, a orientação é que, caso apareça alguém solicitando o teste ou qualquer outro tipo de procedimento de saúde na porta da sua casa ou na rua que denuncie para a Polícia Militar por meio do telefone 190.”


O subsecretário de Saúde, Augusto Muzilli Jr, diz:


“É importante tranquilizar que esta notícia não tem ocorrido na cidade, no entanto, toda vez que a população entender que situação ‘X ou Y’ são suspeitas é dever do cidadão denunciar para que a polícia faça as devidas investigações”, informou.


Texto: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV

Deixe seu Comentário