Foto: Divulgação
A Câmara de Piracicaba vota hoje, segunda-feira (11), a realização de uma audiência pública para discutir a instalação de uma universidade federal na cidade. A proposta, é a de que a instituição de ensino funcione no espaço do Campus Taquaral da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), que está desativado desde janeiro de 2023. Atualmente, apenas um curso e setores administrativos funcionam no espaço.
A realização da audiência pública foi aprovada por unanimidade na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) na Comissão de Educação e Cultura da Casa no último dia 5 de setembro. O requerimento que pede a reunião à Alesp foi enviado pela vereadora Rai de Almeida (PT), enquanto a proposta de realização é da deputada Professora Bebel (PT). Desde março de 2023, uma comitiva formada por políticos, ex-professores e membros da sociedade civil passou a pedir pela instalação de uma universidade pública no Taquaral.
A movimentação já tem apoio da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), da CUT (Central Única dos Trabalhadores), além de um abaixo assinado. A proposta de criação da universidade foi levada ao ministro Camilo Santana, da Educação, que se posicionou favoravelmente ao projeto. Além disso, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) chegou a sugerir que uma extensão da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) fosse trazida para Piracicaba.
No dia 2 de agosto, durante reunião na secretaria de Universidades do MEC, foi prometido que em 30 dias um estudo de viabilidade para o projeto seria apresentado. Porém, o parecer do ministério ainda não foi disponibilizado.
Texto: Da redação
Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e redator RMPTV