Foto: Enzo Oliveira/ RMPTV

Houve falta de energia, danos em cobertura de comércio e queda de muro de residencial.


O temporal que caiu em Piracicaba (SP) nesta quarta-feira (27), que foi acompanhado de ventos fortes, causou vários estragos pela cidade. Entre eles o desabamento de um barracão, queda de árvores e de um muro, além da queda de caixas d'água e casas e comércios destelhados. Não há registros de feridos.

 O barracão que desmoronou fica na Avenida Comendador Luciano Guidotti, no bairro Higienópolis. A estrutura estava em reforma e apenas um vigia estava chegando para trabalhar, mas não tinha entrado no galpão.



 

Foto: Reprodução



Ezequiel Caetano Alves, que trabalha em um lava-rápido ao lado do barracão, conta que se assustou quando viu a estrutura desabando.

 

"Pessoal ficou assustado, começou a gritar. Cada um correu para um lado tentando ajudar o outro, não sabia o que fazer. Foi questão de segundos para o barracão desabar, as telhas começaram a voar, caixa d'água. Fiquei desesperado, achei que ia morrer mesmo", contou.

 

Na Escola Estadual Dr. Antonio Pinto de Almeida Ferraz, no Jardim Caxambu, algumas árvores caíram, telhas se enroscaram em árvores e uma parte da quadra da unidade foi atingida.

 

Já na Rua Eliseu Razera, no Jardim Caxambu, três caixas d'água de uma cooperativa caíram, uma delas na calçada. O local foi interditado. Elas estavam vazias, mas já fixadas no chão.




 


Foto: Reprodução



Além disso, segundo a Defesa Civil da cidade, foram registradas quedas de árvore e casas destelhadas na região do bairro Paulicéia e do 1º de Maio.

 

Uma árvore caiu em cima de um carro em frente à Faculdade Anhanguera, no Água Branca. A motorista estava no veículo, mas não se feriu.




 

Foto: Reprodução



O forro de um posto de combustíveis no bairro Santa Terezinha foi arrancado com a força do vento.





Foto: Reprodução



A telha de uma oficina mecânica no bairro Nova América foi arrancada e ficou pendurada na fiação do outro lado da rua.



 

Foto: Reprodução


No Clube dos Funcionários Públicos Municipais, na Avenida Antonio Fazanaro, quase todo o telhado foi arrancado com a força do vento.





Foto: Edijan Del Santo/ EPTV 


Balanço da prefeitura

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), foram registradas 60 quedas de árvores de pequeno e grande porte até as 10h desta quinta-feira (28). Os bairros mais atingidos foram Higienópolis, Jardim Elite, Nova América, Caxambu, Terra Nova, Pauliceia, Costa Rica e Morumbi.

A Defesa Civil interditou duas residências atingidas pela queda de árvores, uma na Rua Frei Jacinto, Higienópolis, e outra na rua Leogildo Salvagni, no Água Branca.





Escolas e postos de saúde 


A queda de árvores também atingiu escolas municipais. A Secretaria de Educação (SME) registrou quedas de árvores em sete escolas; entretanto, as aulas seguem normalmente, não havendo interrupção das atividades.

 

Segundo a Secretaria de Saúde, houve falta de energia elétrica nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Cecap, Astúrias e 1º de Maio, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Caxambu e Centro, além do Centro de Referência em Assistência Básica (Crab) Novo Horizonte. A energia já foi restabelecida e o atendimento segue normalmente nestas unidades.




 

Foto: Enzo Oliveira/ RMPTV


Varejões 

 

Os varejões municipais também enfrentaram alguns problemas causados pelo vento e a chuva. No Varejão Primeiro de Maio, a queda de uma árvore danificou o alambrado e parte do telhado. As equipes da Secretaria Municipa de Agricultura e Abastecimento (Sema) já fizeram a retirada da árvore, sinalizaram a área e estão realizando a substituição de telha. Nesta quinta, o Varejão do Primeiro de Maio funciona normalmente das 14h às 19h.


No Varejão do São Jorge algumas telhas da cobertura foram danificadas por conta da chuva. A equipe da Sema providenciará a manutenção ainda nesta semana para o funcionamento normal do Varejão na próxima terça-feira.

 

Já os varejões do Centro e da Paulista foram encerrados uma hora e meia mais cedo na quarta (27), às 18h, por conta da queda de energia. Em ambos os locais a energia já está normalizada. A equipe da Sema fará hoje uma poda preventiva em coqueiros localizados no estacionamento do Varejão da Paulista, para evitar futuros transtornos com chuvas.

 

Trânsito 

 

Equipes da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) com caminhão de plataforma ajustam as placas danificadas e/ou viradas devido à forte chuva. Houve falta de energia elétrica na rotatória das Avenidas Água Branca e 31 de Março e também na Avenida Antônio Fazanaro.

 

Até a última atualização, os semáforos estavam funcionando com geradores. Nas rotatórias das avenidas 31 de Março e Água Branca e São Paulo com a Raposo Tavares, agentes da Semuttran estão desobstruindo as ruas e avenidas com interdição total, liberando meia via.

 

"A força-tarefa da prefeitura, formada pelas secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e de Trânsito e Transporte (Semuttran) e Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, está atuando para minimizar os efeitos da tempestade, trabalhando com agilidade para retirada das árvores, dando prioridade para as que estão obstruindo entradas de residências, ruas e avenidas", informou a prefeitura, em nota.

 

Como pedir ajuda 

O telefone da Central de Atendimento da Semuttran (3401-111) estava indisponível até a noite de quarta-feira (27). Portanto, contato e solicitações sobre o trânsito devem ser feitos no celular (19) 97131-3341.

Moradores que necessitem informar quedas de árvores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, a prefeitura pelo 156, a Guarda Civil pelo 153 ou a Defesa Civil pelo 199.

Em caso de fios partidos ou galhos de árvores sobre a rede elétrica, a orientação é não tocar e acionar imediatamente a CPFL e o Corpo de Bombeiros.

Falta de energia

A CPFL Paulista informou em nota que as fortes chuvas impactaram a rede elétrica em alguns bairros da cidade e que reforçou o número de equipes para realizar os trabalhos de manutenção, para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes "de forma segura e no menor tempo possível".

A empresa reforçou os canais de atendimento para o registro da falta de energia: www.cpfl.com.br, App “CPFL Energia”, WhatsApp (19) 99908-8888, SMS 27351 ou pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita).


Abastecimento de água

O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) informou na noite de quarta que, por conta da interrupção da energia, o abastecimento de água foi afetado a partir da Casa de Bombas Unileste e Dois Córregos.

Isso pode causar baixa pressão e falta para as casas que não têm caixa d'água. Os bairros afetados são: Unileste, Dois Córregos, Pompéia, Jardim Abaeté, Conceição, Distrito de Tupi, Glebas Natalinas, Cecap, Santa Rita, São Francisco, Taquaral e proximidades.

A normalização do abastecimento deve ocorrer de forma gradativa, segundo o Semae.


Texto: G1 Piracicaba

Deixe seu Comentário