Fotos: Divulgação
A Guarda
Civil de Piracicaba voltou a identificar despejo irregular de esgoto no
Ribeirão Cachoeira, na altura do bairro Água Santa, na manhã desta sexta-feira
(06). De acordo com a GC, a contaminação tem origem na ETE (Estação de
Tratamento de Esgoto) de Iracemápolis. A Polícia Científica e a Cetesb foram
acionadas e um boletim de ocorrência será registrado na UPJ (Unidade de Polícia
Judiciária).
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foi questionada sobre o despejo e enviou a seguinte nota: "A Agência da Cetesb de Limeira já identificou problemas na operação e manutenção da Estação de Tratamento de Esgotos do município de Iracemápolis e emitiu três multas ao município. Recentemente, foram executadas obras de manutenção na lagoa de tratamento (desassoreamento), mas ainda não foi possível avaliar uma melhora na eficiência do sistema. A Companhia acompanha o caso, que é objeto também de Inquérito Civil, pelo Ministério Público."
É o segundo caso de vazamento de esgoto da ETE para o ribeirão em menos de um mês. No dia 18 de setembro, a Guarda também identificou o problema. De acordo com o registro, os agentes foram até o local após receberem denúncias de que a água estava com grandes quantidades de espuma e cheiro de esgoto.
Nas buscas, os agentes subiram o curso das águas e encontraram o ponto de descarte, que tinha origem na ETE de Iracemápolis. A Polícia Civil e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foram acionadas.
Texto: Jornal de Piracicaba