Fotos: CCS/ Prefeitura de Piracicaba

Por meio da consulta, a população poderá tirar dúvidas e sugerir mudanças ao projeto.

A Prefeitura de Piracicaba disponibilizou na última sexta-feira, 20/10, uma consulta pública para receber dúvidas e sugestões sobre o projeto de revitalização da praça José Bonifácio e seu entorno. Qualquer pessoa pode participar da consulta, que vai ficar disponível por 30 dias no site consultaspublicas.piracicaba.sp.gov.br/projetos/revitalizacao-praca-jose-bonifacio/. Para isso, é necessário fazer cadastro. O objetivo é abrir espaço para que a população opine sobre o projeto, sugerindo alterações e novas ideias.

O anúncio da consulta pública foi feito na quinta-feira, 19/10, durante apresentação do projeto conceitual a lojistas, usuários e moradores do entorno e da região central, no Clube Coronel Barbosa. Segundo a prefeitura, a revitalização da praça José Bonifácio busca ampliar e enaltecer o acesso turístico no município, bem como favorecer a ocupação habitacional da área central. A proposta está alinhada ao Masterplan, um estudo da área central, incluindo pontos estratégicos, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e Acipi.




Comerciante há 23 anos da praça José Bonifácio, Silvia Sonalis Simões dos Santos disse que o projeto impacta positivamente para quem trabalha no local. “Falando da praça em si, acredito que a revitalização vai trazer melhorias. Mas é importante que a Prefeitura abra esse espaço para ouvir a população”, disse.

Participaram da apresentação os titulares das secretarias de Obras e Zeladoria (Semozel), Trânsito e Transportes (Semuttran), Ação Cultural (Semac), Governo (Semgov) e de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget). Também integrou o secretário de Transportes Internos (Semutri) e presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), Reinaldo Pousa.

“O intuito da apresentação foi de mostrar o projeto conceitual da revitalização da praça José Bonifácio e discutir ideias com a população e com os lojistas e comerciantes do entorno, para entendermos o que é e o que não é relevante, para só depois colocarmos em andamento o projeto executivo”, explicou a diretora de projetos especiais da Semgov, Rose Massaruto.

A titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, ressaltou ainda que a consulta pública é, justamente, para saber e considerar a opinião pública antes de qualquer aplicação do projeto. “Queremos ter essa participação de todos”, completou.

O PROJETO – O projeto de modernização foi desenvolvido após estudo que avaliou as condições gerais de mobilidade, como infraestrutura para pedestres, ciclistas, transporte coletivo e individual e fluxo de trânsito. Também contou com um estudo ambiental das árvores que estão no espaço, considerando graus alto e médio das que possuem algum risco de queda e as saudáveis, além das árvores de pequeno porte que podem ser remanejadas e replantadas em outra parte da praça. O novo projeto prevê o aumento do número de árvores para 110, como forma de ampliar a área de sombra e trazer vitalidade para a região.

As propostas são de revitalização total da área, com abertura da rua Moraes Barros em frente à Catedral de Santo Antônio, alongamento da praça José Bonifácio e elevação do piso das vias no entorno, inversão de mão na rua Prudente de Moraes (a partir da avenida Armando de Salles Oliveira a via segue para a direção da Rua do Porto, como forma de integração), ampliação das vagas de estacionamento, criação de corredor gastronômico e comercial, instalação de espaços dedicados ao lazer e esporte, criação de ambiente direcionado a eventos, remodelação dos canteiros e berços das árvores e modernização dos equipamentos estruturais, como bancos e iluminação.




A intenção é tornar a praça um espaço pulsante, reorganizando os usos e implantando atrações atualizadas que tragam público diversificado, garantindo, assim, a ocupação da praça central em diferentes horários e dias da semana, já que o estudo notou que o local tem constante fluxo de pessoas durante a semana, mas que diminui aos sábados e domingos.

Além da Praça José Bonifácio, o Masterplan integra também um pacote de obras de revitalização, melhorias e modernização, contemplando ainda a remodelação viária da Rua do Porto, instalação de ciclovias, desassoreamento e limpeza do rio Piracicaba, chamamento para aluguel de patins e bicicletas elétricas e a nova rodoviária. Os projetos estão em desenvolvimento.




O projeto conceitual foi apresentado também para diretores e associados da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e para membros da Diocese de Piracicaba em setembro.


Pontos contrários ao projeto

Segundo uma publicação do Mandato Coletivo "A Cidade É Sua" em redes sociais, algumas denúncias, contendo informações ainda não oficiais, dizem que o projeto de "revitalização" pretende retirar 32 árvores adultas da Praça, o que, segundo o Mandato, apenas reduz a vida no local. Além disso, propõe abertura da Rua Moraes Barros para carros, fragmentando a praça e colocando em risco pedestres ao lado dos carros. "Despreza o conceito de Mobilidade Ativa, avaliada com grande importância para o futuro das cidades sustentáveis.

Diminuição dos jardins, áreas de sombreamento, espaços de convívio social, formas de uso, seja de quem que queira ocupar os espaços da Praça, devem ser garantidos. Que a Praça NÃO SEJA LOCAL DE EXCLUSÃO E HIGIENISMO SOCIAL!"

A publicação ainda finaliza dizendo: "P.S.: A arte do cartaz é de autoria da Prefeitura e não nos parece nada atrativa, pelo contrário! Lembra uma São Paulo saturada, cinza, árida, de concreto e 'fritante'!"

Texto: Da redação

Publicação: Enzo Oliveira/ RMPTV

Deixe seu Comentário