Fotos: Divulgação
A sessão solene promovida pela
deputada estadual Professora Bebel (PT), na Assembleia Legislativa do Estado de
São Paulo, em comemoração aos 110 anos do Esporte Clube XV de Novembro de
Piracicaba, foram marcadas por homenagens a dirigentes, ex-dirigentes, ex-jogadores,
torcida e personalidades relacionadas ao Nhô Quim piracicabano. A solenidade
foi realizada no plenário Juscelino Kubistchek, presidida pela deputada
Professora Bebel, e a mesa principal contou com as presenças do atual
presidente do XV de Novembro, Luís Guilherme Schnor e do presidente do Conselho
Deliberativo Marcelo Maroun, do ex-presidente, João Paulo Araújo, do
ex-presidentes do Conselho Deliberativo, Jonas Parizzotto e José Antonio
Fernandes Paiva, entre outras lideranças, como o presidente do PT de
Piracicaba, Mário Paixão, e a vereadora Silvia Morales (PV).
A deputada Professora Bebel destacou que “sou Piracicabana e torcedora do XV de Novembro de Piracicaba, como todos sabem, e não poderia deixar de homenagear o Esporte Clube XV de novembro por seus 110 anos. Para isso, nosso mandato popular na Alesp, através do companheiro Ronaldo Almeida e por sugestão do Dr. Jonas Parizzoto, organizou essa sessão solene no auditório”, discursou.
Na solenidade também foi
destacado que em seus 110 de história o XV de Novembro colecionou vários títulos como o de campeão
brasileiro da Série C, em 1995; de vice-campeão paulista em 1976, de campeão da
Copa Paulista, em 2016, e o de bicampeão da Copa Paulista em 2022.
Na solenidade, do atual presidente Luís Guilherme Schnor ao ex-presidente João Paulo Araújo, todos destacaram a importância do XV de Novembro para Piracicaba e para o cenário do futebol brasileiro, tendo, ao longo destes 110 anos, revelado diversos atletas com destaque nacional e internacional, inclusive servindo a Seleção Brasileira. Também foi ressaltada a paixão do piracicabano pelo XV de Novembro, que completou 110 anos no último dia 15. Ex-jogadores como Biluca e Claudinho também falaram da alegria em serem homenageados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Homenagens -- Durante a
solenidade foram homenageadas várias personalidades que fizeram parte da
história do clube, são elas: o atual presidente do XV de Novembro, Luís
Guilherme Schnor, o presidente do Conselho Deliberativo Marcelo Maroun, assim
como Maria Ângela Barbieri (atual) – uma das primeiras conselheiras do XV;
Renata Perazoli, uma das primeiras
conselheiras do XV e primeira Ouvidora do XV; Joao Luís de Almeida, historiador
do XV e ex-secretário do Conselho Deliberativo; Rui Alexandre Kleiner, ex-conselheiro
do XV, historiador e músico.
Da torcida organizada foram homenageados a Associação Esportiva Cultural Amor Real (ARXV), através do seu presidente, Antônio Carlos de Sousa Leite; Torcida Esquadrão XV de Piracicaba, através do seu presidente Vitinho; o ex-técnicos, Laurence Moisés Camargo Egert, que também jogou no XV; Cléber Nelson de Andrade Raphaelli, o Cléber Gaúcho, que como como jogador do XV foi campeão brasileiro da Série C do Campeonato Brasileiro de 1995 e como técnico bicampeão da Copa Paulista 2016 e 2022; os ex-jogadores Reginaldo Amstalden (Biluca), jogador de carreira internacional e campeão brasileiro da Série C do Campeonato Brasileiro de 1995; Cláudio Batista dos Santos (Claudinho) jogador de carreira internacional e ex-técnico do XV; Marlon Tadeu Ferreira (Marlon) – ex-jogador do Cruzeiro-MG e Vasco da Gama-RJ, fez parte do elenco quinzista que conquistou os acessos da Série A3 para a A2, no ano de 2010, e da A2 para a A1, tendo, inclusive, convertido o pênalti que deu o título ao clube em 2011. Atingiu a marca de 300 partidas pelo time; Francisco Jesuíno Avanzi (Chicão), in memoriam, que começou a carreira no XV, e também atuou pela Ponte Preta, São Paulo, Atlético Mineiro, Santos e Seleção Brasileira; José Ademir Carloni (Mika), revelado no futebol profissional E.C. Corinthians Paulista, passou pelo Figueirence FC, de Santa Catarina, Operário FC, de Campo Grande, e XV de Novembro de Piracicaba, onde jogou por nove anos, e tarde passou também pelos times do Dracena FC, Novo Horizonte FC, União Agrícola Barbarense FC, e retornou para o XV, onde encerrou a carreira, tendo sido vice vice-campeão Paulista com o XV em 1976; Paulo Luiz Massariol (Paulinho Massariol), começou a carreira no XV, foi transferido para o Vasco da Gama/RJ, onde foi artilheiro do campeonato brasileiro de 1978, também jogou no Palmeiras, em 1981 e Grêmio de Porto Alegre, e também atuou pela Seleção Brasileira.
Foram homenageados ainda o ex-presidentes Adilson Benedito Maluf (in memoriam), nos anos de 2006-2007; João Paulo Araújo, nos anos de 2001-2002; Arnaldo Antônio Bortoletto, nos anos de 2018-2020; Romeu Ítalo Rípoli (in memoriam), nos anos de 1959 – 1962/1964 – 1974/1983; Rodolfo Geraldi - presidente executivo 2021/2022, e Luís Roberto Lordello Beltrame, presidente entre 2018-2012, atualmente conselheiro vitalício do Clube. Já os ex-presidentes do Conselho Deliberativo homenageados foram Jonas Tadeu Parisotto (2006/2016), José Antonio Fernandes Paiva (2005/2006), José Silvestre da Silva – 2000. Na sessão foram homenageados ainda, os veículos de comunicação JP News (Marcelo Sá), Rádio Educadora de Piracicaba (Jairo Meirelles Ribeiro de Mattos – Jairinho); Difusora/Passe de Letra (Luiz Dirceu Tarantini); assim como os apoiadores Roberto Carlos Zaratin (Beto da RosFrios), que foi secretário do conselho deliberativo do XV e empresário que liderou vários empresários para ajudar o XV em 2001; Wagner da Silveira (Jucão do Sindicato dos Metalúrgicos); Luiz Carlos Furtuoso, que foi presidente do conselho deliberativo do XV e empresário que liderou vários empresários para ajudar o XV em 2001; Douglas Pimenta, ex-atleta do XV e gestor de futebol desde julho do ano passado; Israel Martins, empresário e gestor administrativo financeiro e de operações do clube; Luis Henrique Marangoni (Cartunista oficial do XV), e João Paulo Ariozo (Peixe Pichado).
Texto: Vanderlei Zampaulo