Foto: Divulgação/ Detran.SP
Com provas aplicadas em julho
de 2019, concurso do Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo)
preencherá 400 vagas espalhadas por todo o estado. Seleção atraiu 150 mil
candidatos
Passados mais de quatro anos
desde a aplicação das provas do último concurso do Detran SP (Departamento
Estadual de Trânsito de São Paulo), a nomeação dos aprovados para as 400 vagas
ofertadas deve, enfim, acontecer.
Nesta sexta-feira (15), o
órgão usou as redes sociais para anunciar que a autorização para as
contratações, assinada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), será
publicada até 21 de dezembro.
Com edital divulgado em 30 de
março de 2019, o processo seletivo teve as provas realizadas em 7 de julho
daquele ano. O resultado final foi publicado no Diário Oficial em 20 de
novembro de 2019.
O anúncio do chamamento,
publicado em Diário Oficial do Estado, representa um marco importante e uma
conquista da gestão estadual, a partir de esforços em conjunto com as
Secretarias Estaduais de Gestão e Governo Digital (SGGD), da Fazenda e da Casa
Civil do Governo do Estado de São Paulo.
Organizada pela Fundação
Carlos Chagas, a seleção ofertou 200 postos para oficial estadual de trânsito
(ensino médio) e 200 para agente estadual de trânsito (nível superior), com
salários de R$ 1.863 e R$ 4.657,50, respectivamente. No total, o certame atraiu
150.545 candidatos.
Distribuição das vagas do
concurso do Detran SP
Além da capital e cidades da
Grande São Paulo, há oportunidades para trabalhar em mais de 200 municípios
espalhados pelo interior e litoral, abrangendo as seguintes Superintendências
Regionais:
Araçatuba; Baixada Santista; Barretos; Bauru; Campinas; Mogi Guaçu; Araraquara; Franca; Marília; Presidente Prudente; Registro; Ribeirão Preto; São José do Rio Preto; Sorocaba; Botucatu; Itapeva; Vale do Paraíba.
Os novos profissionais
desempenharão papel fundamental nas operações do Detran-SP, otimizando suas
capacidades de fiscalização, organização e gestão do trânsito. Os Agentes de
Trânsito atuarão prioritariamente na realização de exames práticos de direção veicular,
fiscalizações dos agentes delegados ou regulados (profissionais e empresas que
atuam sob autorização da autarquia) e fiscalizações de trânsito, em atendimento
às diretrizes de Integridade, Transparência e Melhoria Contínua do Atendimento,
implantadas pela atual gestão. Já os Oficiais de Trânsito darão suporte
administrativo ao processamento das atividades operacionais e serão alocados em
atividades para acelerar a hiper automatização dos processos, a tomada de
decisões baseada em evidências e a transformação digital dos serviços à
sociedade.
Além de suprir as necessidades
operacionais imediatas do Detran-SP, será possível, a partir da convocação,
ampliar a abordagem proativa na promoção da segurança viária e na eficiência
dos serviços prestados. “O provimento dessas vagas é um passo concreto em
direção à modernização, inovação e atendimento ao público com padrões
elevados”, afirma o diretor-presidente, Eduardo Aggio.
CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS
O Detran-SP trabalha agora, em
regime de força-tarefa, para assinar a nomeação dos novos servidores até o
próximo dia 20 de dezembro. Os profissionais aprovados serão convidados a
apresentarem, via SEI (Serviço Eletrônico de Informações), os documentos necessários à posse dos seus cargos. Eventualmente,
os que não estiverem interessados na posse deverão apresentar o requerimento
para desistência desses cargos, quando for o caso.
No concurso de 2019, para o
cargo de agente, 2.094 candidatos foram aprovados (41 candidatos com
deficiência). Já para o cargo de oficial, 842 foram aprovados (5 candidatos com
deficiência). A convocação respeitará a ordem de classificação no concurso, até
o preenchimento das vagas, considerando-se eventuais desistências.
SERVIÇO
Confira a seguir como os
aprovados no concurso farão a apresentação dos documentos para a convocação e
os desistentes farão a sua manifestação para abdicarem da vaga.
Primeiro, os desistentes da
vaga devem requerer a exclusão da lista. Em novo momento, o sistema será aberto
para os interessados em assumir o cargo. Todos devem ter cadastro nível prata
ou ouro no sistema federal WWW.GOV.BR.
Para desistir da vaga:
1 - Acesse
www.portal.sei.sp.gov.br
2 - Clique em
"CADASTRAR."
3 - Informe os dados da conta
GOV.BR do governo federal.
• Necessário ter nível prata ou superior na plataforma GOV.BR
• Para nível bronze, consulte www.gov.br/governodigital para
aumentar o nível.
• Se não tiver conta GOV.BR, siga as instruções para criar uma
conta. www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br.
4 - Após validação via GOV.BR,
complete os dados e escolha a senha no SEI. Verifique o e-mail com as
orientações.
5- Retorne a
www.portal.sei.sp.gov.br
6 - Clique em
"Acessar."
7 - Informe e-mail e senha
cadastrados e clique em "Entrar."
8 - No canto superior direito,
clique em "Menu."
9 - Na janela à esquerda,
clique em "Peticionamento" e depois em "Processo Novo."
10 - Em "Órgão,"
escolha DETRAN e, depois, o processo DETRAN Administração: Desistência em
concurso público.
11 - Clique em
"Formulário de Desistência."
12 - No pop-up, preencha
apenas o número do RG, CPF e o seu município, pois, os demais campos serão
preenchidos automaticamente pelo sistema após o envio. Clique em
"Salvar" e feche o pop-up.
13 - Em
"Especificação," informe: DESISTÊNCIA DE VAGA EM CONCURSO PÚBLICO -
DETRAN-SP
14 - Em "Documento
Essencial," envie um documento de identificação com foto, atentando-se aos
seguintes pontos:
- Arquivos até 30 MB
-Em "Complemento do Tipo
de Documento," informe a descrição por extenso do documento anexado.
- Em "Formato,"
escolha "Nato-digital" (documento oficial) ou
"Digitalizado" (escaneado).
- Se digitalizado, em
"Conferência," escolha "Documento Original".
- Clique em Adicionar".
15 - Clique em
"Peticionar."
16 - Em cargo/função, escolha
a opção "Usuário Externo", insira a senha e clique em Assinar.
Para os que querem tomar
posse:
Os aprovados também deverão
ter cadastro nível prata ou ouro no sistema federal GOV.BR para fazer a
inserção prévia no SEI da documentação prevista no edital, como documento de
identidade, certidão de casamento, certificado de quitação eleitoral, carteira
de trabalho, comprovante de endereço, diploma de curso superior, dentre outros.
Após essa fase, terão prazo
para apresentarem - em horários, datas e endereços a serem definidos e
divulgados - todos os originais dos documentos enumerados. O não comparecimento
no dia e horário estipulados implicará na desistência do candidato. A admissão
do candidato ficará condicionada à realização de inspeção médica, mediante a
apresentação do laudo médico de sanidade física e mental expedido pela equipe
médica indicada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo.
Publicado por Danilo Telles, Jornalista da Rádio Metropolitana TV