Foto: Arquivo Pessoal
A piracicabana Haline Menegatti, morreu em Águas de São Pedro (SP) neste sábado (16), ela participava de um churrasco na cidade. Em uma rede social, segundo a amiga e jornalista Mara Ferraz, Haline teria se engasgado com um pedaço de carne, foi socorrida por amigos e encaminhada rapidamente ao pronto socorro, mas já chegou a unidade de saúde sem vida.
Foto: Arquivo Pessoal
Mara Ferraz ainda fez uma homenagem para Haline,
disse que ela era uma personal muito competente, estudiosa, filha presente,
irmã parceira, mulher apaixonada, amiga e que deixará muitas saudades.
Haline Fernanda Menegatti de Oliveira, era carinhosamente chamada de Há, morreu precocemente aos 42 anos de idade, deixa o esposo Alexandre de Godoy Moreira. Era filha do Sr. Cesar Lázaro de Oliveira e Sra. Zélia Maria Menegatti de Oliveira. Deixa ainda o irmão, cunhada, cunhado, sobrinhos, demais parentes e amigos.
Seu sepultamento foi neste
domingo (17), no Cemitério Parque da Ressurreição.
A equipe da Rádio
Metropolitana TV, envia o mais sincero sentimento de pesar aos amigos e familiares
da Haline.
Manobras de Desengasgo
O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.
Foto: Divulgação
Como
agir em caso de engasgo em bebês
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Foto: Divulgação
Como agir em caso de engasgo por corpo estranho: Manobra de Heimlich
Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Publicado por Danilo Telles, Jornalista da Rádio Metropolitana TV