Foto: Arquivo pessoal
Paschoal da Silveira Nunes, de
93 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira (22) após ser atacado por um
enxame de abelhas dentro de seu negócio.
Paschoal, era aposentado e dono de um estacionamento no bairro Bairro Alto, no centro de Piracicaba. Segundo informações dos familiares, Paschoal tentou, por volta das 8h30, cortar um galho de um coqueiro do seu estacionamento com um facão, quando foi atacado por centenas de abelhas e morreu devido as picadas.
Rosa Maria da Silveira Nunes Silva, filha do senhor Paschoal conta: “tinham dois moços tentando ajudar, não conseguiram, pediram ajuda para mim e eu chamei os bombeiros, demoraram 15 minutos. Chamei a ambulância e chegaram antes dos bombeiros. Peguei um balde d´água mas não consegui entrar porque eu também tenho problema de alergia, também tenho medo de abelha. Então tentei de tudo, mas não consegui salvar o meu pai.” Maria também informou que o idoso nunca ficava sozinho e que no local, vizinhos e outros familiares tentaram ajudar, mas não conseguiram. “Ele sempre falava pra gente que ele queria morrer nesse lugar. Que era a vida dele. Ele ficava (no estacionamento) para passar o dia dele, passar com os amigos. Ele adorava conversar, contar da vida dele, contar da história dele.” Diz Rosa Maria.
A morte do homem que é bastante conhecido no Bairro Alto, gerou comoção nos moradores e deixou os familiares desolados.
Segundo o apicultor
Felipe de Almeida Lopes, o enxame era médio e o ataque das abelhas, conhecidas
como Abelhas de Mel, se deu por conta dos animais se sentirem ameaçados.
As abelhas
que atacaram e mataram o senhor de 93 anos foram mortas.
“A gente optou pelo extermínio da colmeia por conta da gravidade da situação. O código florestal diz que primeiro se preserva a vida humana, e se houver a possibilidade, remove as abelhas.” Diz Luiz Alberto Mazzero, que informou que a decisão foi avaliada junto do oficial do corpo de bombeiros e disse que o extermínio foi feito por um tipo de “veneno”.
Segundo informações, o enxame de abelhas já estaria no local há seis meses.
Ainda não há informações sobre o velório da vítima.
Matéria em atualização
A TV Metropolitana de Piracicaba expressa seus sinceros sentimentos de pesar aos familiares e amigos de Paschoal.
Texto e publicação: Enzo Oliveira/ MTV