Fotos: Divulgação

A tutora do cachorro, Sarah Barbosa, está arrasada. Ela perdeu Thor, um Pitbull, que era mais velhinho e não enxergava muito bem. Sarah, contou para a nossa equipe que seus animais de estimação da raça Pitbull Thor e Tokio sumiram no dia 18 de janeiro, uma quinta-feira.

Dois dias depois, já no sábado 20 de janeiro, o caseiro de uma chácara vizinha ouviu barulhos e choros de cachorro e foi ver o que era. Ele se deparou com a Pitbull fêmea, a Tokio, dentro da água. Ele então chamou o Corpo de Bombeiros, e ela foi resgatada.

Sarah, conta que a Tokio chegou na casa dela no mesmo dia em que foi resgatada, bem cansada e estressada, mas sem o Thor. Uma semana depois, no dia 27 de janeiro, quando esse vizinho voltou a chácara vizinha, foi que ele contou que um cachorro estaria morto ao lado da piscina. A tutora foi avisada e foi até esta chácara abandonada. Ao chegar no local, infelizmente viu seu cachorro Thor ao lado da piscina, já em estado de decomposição.




“Foi a pior notícia que eu recebi, que meu filho de quatro patas estava morto. Fiquei arrasada e sem chão”. Disse Sarah.

A chácara fica na Avenida das Ondas, no Jd. São Francisco, a piscina está cheia e muito suja, o local está abandonado e sem manutenção, Sarah registrou um Boletim de Ocorrência e busca justiça pela morte de Thor.




Uma protetora de animais acompanhou nossa equipe e está auxiliando a família.




Procuramos a prefeitura de Piracicaba para comentar sobre essa piscina e a chácara abandonada, cheia de sujeira e com possíveis criadouros de dengue. Em resposta, recebemos a seguinte nota:

"A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), informa que recebeu, via SIP 156, denúncia sobre piscina suja na Avenida das Ondas, 5.700, no Jupiá. Na semana passada, o local já foi fiscalizado e constatado que o imóvel está abandonado; foi realizado a aplicação de pastilhas de cloro na piscina para eliminar possíveis larvas de mosquitos e o proprietário do imóvel foi notificado.

O PMCA informa que segue com as fiscalizações de rotina e a população deve enviar suas denúncias via SIP 156 ou pelo (19) 3427-3351."

Cuidados

Todos os Cães Sabem Nadar?

Teoricamente, todos os animais sabem se mexer dentro d` água para não afundar, mas na prática, não é bem assim.

Alguns animais são muito atléticos e adoram água. Outros, são pesados e detestam tanto a água que sofrem até para tomar banho. Imagine se ele precisar nadar para não se afogar.

Algumas raças são nadadoras por natureza como os labradores, cão d` água português, Golden retrievers entre outras.

Mas as raças braquicefálicas (com a “cara achatada”) como os buldogues, por exemplo, têm mais dificuldade e podem ter problemas se dependerem de sua habilidade nadadora.

Segundo especialistas, a questão mais importante não é a capacidade ou não de nadar e sim a dificuldade que o animal pode encontrar para sair da piscina. Mesmo um cachorro nadador, pode se afogar ao cair acidentalmente numa piscina e não conseguir sair. Ele vai nadar até cansar, mas se não receber ajuda para sair, vai acabar se afogando.

É importante que em casas com cães, toda piscina deve ter uma opção para eles saírem. Se a própria escada da piscina for de alvenaria, com os degraus chegando ao limite da água, tudo bem. Basta checar se eles conseguem subir. Às vezes, é necessário ensiná-los ou instalar um piso anti-derrapante para facilitar e evitar que eles escorreguem.

Quando a escada é daquele modelo tubular, é praticamente impossível um cachorro conseguir subir.  Existem plataformas para serem instaladas neste tipo de escada que resolvem o problema.

Outra opção é manter uma rampa (mesmo que improvisada) e ensinar o cão a sair da piscina, pelo menos quando não houver ninguém por perto. Também é possível instalar uma tela ao redor da piscina para evitar que o cão caia acidentalmente.

Texto: Danilo Telles/ MTV

Publicação: Enzo Oliveira/ MTV

Deixe seu Comentário


Sandra - 01/02/2024 07h04
Na minha opinião todos estão errados, o dono da propriedade que não mantém, não limpa, não cuida. Por outro lado o que o cão estava fazendo sozinho na rua?? Quem tem pet tem que ter responsabilidade em guardar o pet DENTRO de casa e em segurança. Infelizmente custou a vida de um cão, mas todos tem suas responsabilidades!