Fotos: Divulgação e Prefeitura de Piracicaba

Manutenções foram feitas no Cemitério da Saudade e Vila Rezende, com corte de mato e limpeza.

Limpeza

Os serviços foram acompanhados na tarde de ontem (1) pelo secretário da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), Marcio Marino, que diz que a pasta irá garantir a periodicidade e a boa manutenção dos espaços e equipamentos públicos.




“Os serviços de capinação e corte de mato, manutenção de parques e áreas verdes e de manejo arbóreo (poda e remoção de árvores) foram incorporados às competências da Semozel em dezembro do ano passado. Os serviços, que antes eram atribuições da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), passam a integrar as atividades consideradas de zeladoria dentro da Semozel, conforme determinado pela Lei 9.877, sancionada em novembro de 2022, que alterou organogramas de pastas do Executivo.” Informa a prefeitura de Piracicaba.




Dengue

Segundo a prefeitura e equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria de Saúde, os cemitérios municipais passam por processo de desinsetização e desratização duas vezes ao ano para evitar que animais peçonhentos apareçam e causem acidentes. “No caso dos cemitérios, a preocupação é com os escorpiões que se alimentam de pequenos insetos, principalmente baratas, por isso, esta ação acontece nos cemitérios da Saudade e da Vila Rezende. Além disso, também está na rotina das equipes fazer este trabalho em bueiros e bocas de lobo nas ruas próximas dos cemitérios, assim, evitando que o escorpião tenha alimento fácil e evitando, ao máximo, a sua procriação.” Diz em matéria publicada no site da prefeitura.




Os cemitérios

O Cemitério da Saudade tem aproximadamente 91 mil metros quadrados, contando com cerca de 160 mil pessoas sepultadas desde o ano de sua inauguração, em 1872. São realizados aproximadamente de 1.200 a 1.500 sepultamentos por ano no referido Cemitério.

Já o Cemitério Vila Rezende possui uma área de 86 mil metros quadrados. Em seus registros constam aproximadamente 33 mil pessoas sepultadas, com uma média de 1.110 sepultamentos por ano.

Texto e publicação: Enzo Oliveira/ MTV

Deixe seu Comentário