Foto: Aldo Guimarães

O ex-presidente Jair Bolsonaro marcou presença em ato político vestindo a camisa da equipe de futebol do XV de Novembro de Piracicaba e, na solenidade, foi recebido por apoiadores de Piracicaba e região. Durante a cerimônia Bolsonaro também recebeu o Título de Cidadão Piracicabano, entregue pelo vereador Trevisan Jr, responsável pela indicação do título. Bolsonaro aproveitou sua passagem por Piracicaba e deixou seu apoio ao deputado Alex Madureira, que é pré-candidato a prefeito da cidade.

Ainda durante a passagem de Bolsonaro, em seu discurso ele fez piada com a pergunta da PF sobre “cis”: “Eu sou homem”. Durante sua fala ele também criticou o governo Lula. Na ocasião a Polícia Federal (PF) perguntou a Bolsonaro se ele se considera “cis” durante depoimento no inquérito que investiga suposto plano de golpe de Estado para se manter no poder após a derrota na eleição de 2022. “Eu sou homem e ninguém tem dúvida disso, né?”, e ele continua, “A Polícia Federal, eu já tive muitas visitas, acho que gostam muito de mim, e na penúltima vez perguntaram se eu era cis e eu nem sabia o que era isso”, afirmou.

O ex-presidente aproveitou para usar a pergunta da PF para criticar o governo Lula. “Não é justo a política do governo federal voltando à ideologia de gênero”, disse.
A pergunta foi feita a Bolsonaro no âmbito da Operação Tempus Veritatis, deflagrada no dia 8 de fevereiro, que cumpriu mandados de prisão temporária e busca e apreensão. Eles são suspeitos de ter organizado uma tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Posteriormente, Bolsonaro foi informado de que a pergunta fazia parte de um novo procedimento da PF, que passou a incluir os termos “transgênero” e “cisgênero” na lista de dados de pessoas que prestam depoimento à corporação. A Polícia Federal explicou que a inclusão da identidade de gênero em formulários tem fundamento na resolução do Ministério dos Direitos Humanos e “decorreu de estudo havido juntamente com o Ministério Público Federal em grupo interinstitucional”.

Texto: Danilo Telles/ MTV

Publicação: Enzo Oliveira/ MTV

Deixe seu Comentário