Foto: Rebeca Reis/ Ag. Paulistão

O Palmeiras conquistou o Tricampeonato Paulista, por ter vencido o Santos por 2x0 na tarde deste Domingo (07), na segunda e decisiva partida no Allianz Park, após reverter a vantagem que estava com o Peixe que havia vencido o primeiro jogo no penúltimo Domingo na Vila Belmiro por 1x0, ficando com o placar por 2x1 no resultado agregado após 180 minutos de disputa, somadas as duas partidas.

Com essa conquista, o Palmeiras chegou ao seu vigésimo sexto título paulista, passando a ser o segundo maior vencedor do estadual, depois do Corinthians, que é o maior campeão com 30 títulos e mantém a hegemonia. O Santos permanece com 22 ao lado do São Paulo, também com o mesmo número de conquistas, segundo a atual estatística da Federação Paulista de futebol, entidade mantenedora da competição.

Os gols foram marcados por Rafael Veiga cobrando Pênalti sofrido por Endrick cometido pelo Goleiro João Paulo e Moreno na segunda etapa, que jogou um balde de água fria no Santos, que buscava o empate insistentemente em quase todo o segundo tempo.

O Palmeiras dominou toda a primeira etapa do jogo, encurralando o Santos no seu campo de defesa, que até obrigou o Zagueiro Gil a salvar de cabeça uma bola em cima da linha, com o Goleiro João Paulo já batido no lance. O atacante Endrick foi o destaque da partida, infernizando a defesa do Santos com os seus dribles rápidos e desconcertantes, atraindo a marcação dos defensores santistas e abrindo espaços para os seus companheiros de ataque, que tiveram várias chances de gols, que poderiam ter matado o jogo ainda no primeiro tempo, que terminou em 1x0 e se esse placar fosse o final, o título seria decidido nos pênaltis. Ao Santos, o empate serviria para ser Campeão e o técnico Fábio Carille, resolveu mandar todo o time para frente na etapa complementar para tentar buscar o resultado e fez todas as alterações e substituições no time durante o segundo tempo para dar mais gás para o ataque com três atacantes e abriu mão do meio de campo. O Técnico Português Abel Ferreira do verdão, percebendo a manobra do Adversário, orientou seus jogadores a se posicionarem um pouco mais atrás e saíssem nós contra ataques, usando a habilidade e a velocidade de Endrick com jogadas rápidas, tais como a que resultou no pênalti que deu origem do primeiro gol na etapa inicial. E deu certo, principalmente quando Abel resolveu colocar Roni em campo, eu até então estava no banco e incendiou mais dinda o jogo, noite ser outro jogador veloz e eu flutua pelos dois lados do ataque e se coloca bem pelo meio e não demorou muito para Moreno fazer o segundo gol,  aproveitando uma jogada ensaiada em uma bola eu veio pelo alto na área e correu para os braços de mais de 40 mil Palmeirenses que lotaram o Allianz Park para verem o seu time mais uma vez Campeão, situação sue já virou rotina na vida deles, depois que o Técnico Português Abel Ferreira desembarcou no Brasil para dirigir o Palmeiras.

Com essa conquista, Abel se igualou a Osvaldo Brandão- (Já Falecido), treinador que mais conquistou títulos em suas passagens pelo verdão, com 10 faixas de campeão. Abel agora empatou com o Lendário Brandão e poderá até passá-lo, caso permaneça no comando do time verde para as próximas competições e a boa fase se confirme.

O Santos teve apenas duas chances para marcar em dois raros momentos de ataque na partida. No primeiro tempo, o goleiro Weverton neutralizou uma chance do ataque Santista, fechando o ângulo do atacante que conseguiu chegar cara a cara com ele e na segunda oportunidade, já no segundo tempo, a zaga alviverde, em um lance parecido com o zagueiro Gil na etapa inicial, também tirou uma bola em cima da risca em outro raro ataque alvinegro. Com exceção a esses dois lances isolados de perigo do time praiano, só deu Palmeiras durante todo o jogo e no apito final com a conquista do tricampeonato sacramentada, Endrick foi aplaudido de pé pela torcida e considerado o melhor homem em campo.

O garoto, com ainda 17 anos e já vendido para o futebol espanhol, espera agora completar 18 para ser maior de idade e pela lei, poder sair do país sem a necessidade de ter um tutor ou responsável por ele e seu aniversário já está bem próximo. Essa jovem e grande revelação das categorias de base do verdão, por já estar de malas prontas, já pode até considerar essa partida como uma das últimas com a camisa Palmeirense. Endrick, feliz com mais esse título, vê um futuro promissor de agora em diante no futebol europeu. A Presidenta do time, Leila Pereira, também se referiu ao jogador, como uma perda irreparável para o Palmeiras, mas entende que o menino tem todo o direito de você buscar o seu futuro e que nada irá impedi-lo de um dia voltar.

Já para o Santos, ficou de bom tamanho o vice-campeonato, uma vez que o time reagiu rápido e conseguiu dar uma resposta para a sua torcida  tendo chegado à final do Paulista, depois de ter sido rebaixado para a segunda divisão no Brasileirão e agora foca tudo na série B nos próximos dias, uma vez que essa próxima competição já começa no próximo final de semana e o maior ponto de honra, a partir de agora é retornar para o grupo de elite do futebol brasileiro, que é série A, lugar de onde o Peixe nunca deveria ter saído, porque a essas alturas, Pelé deve estar revirando no caixão.

No final do jogo, os próprios jogadores do Santos reconheceram a superioridade do Palmeiras e entenderam que foi justo o resultado, que foi merecido e sentiram uma sensação de dever cumprido por já terem chegado na final, o que foi um grande passo para servir de estímulo e um bom sinal para que o time faça uma boa campanha na série B do Brasileiro e retorne para a primeira divisão na temporada de 2025. O técnico Abel Ferreira ficou emocionado ao ver o Bandeirão exibido pela torcida com uma grande caravela portuguesa com ele, Abel no comando com os seus comandados.

O treinador declarou a imprensa em uma entrevista coletiva depois da partida, que está atravessando o melhor momento de toda a sua vida nesta trajetória da sua carreira e dedicou toda a sua felicidade em mais essa conquista a todos os mais de 16 milhões de torcedores alviverdes em todo o País, não somente para compartilhar essa alegria, mas também pela imensa gratidão que tem pelo clube que o acolheu , abriu as portas e lhe deus a maior oportunidade de se consagrar em toda a sua vida até então e o calor humano dados pela torcida.

Abel finalizou dizendo que aconteça o que tiver que acontecer daqui para frente e que outros grandes momentos venham, independentemente de serem melhores ou até iguais a esses da atual conjuntura, para o resto de sua vida, jamais irá se esquecer dos dias felizes e de grandes realizações que teve na instituição Sociedade Esportiva Palmeiras.

Texto: André Pacheco/ MTV

Publicação: Enzo Oliveira/ MTV

Deixe seu Comentário