Foto: Paulo Ricardo/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo

A investigação sobre a queda do avião que matou o empresário Celso Silveira Mello Filho, sócio da Raízen, e sua família, além de piloto e copiloto em setembro de 2021, está 85% concluída. Porém, ainda não há esclarecimentos sobre as causas do acidente.

Segundo informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), as fases de coleta de dados e análises foram concluídas e a investigação encontra-se em revisão e preparação do Relatório Final.

Apesar do término das fases de coleta e análise, as causas do acidente ainda não foram esclarecidas. O documento identifica que o tipo de ocorrência foi “perda de controle em voo”, mas não detalha o que poderia ter causado essa perda.

“A conclusão desta investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Quando concluída a investigação, o Relatório Final será publicado no site do CENIPA.” Informa o órgão em documento disponível para consulta pública.

RELEMBRE O CASO

No dia 14 de setembro de 2021, o empresário Celso Silveira Mello Filho, sua esposa, três filhos, piloto e copiloto, partiram pouco antes das 9h do Aeroporto Municipal Pedro Morganti, em Piracicaba (SP). A viagem teria como destino o Pará, para uma fazenda da família, onde passariam uma semana.




O avião caiu 15 segundos após a decolagem, em uma área de mata próxima à Faculdade de Tecnologia (Fatec) da cidade, no bairro Santa Rosa. O Corpo de Bombeiros foi acionado e no local encontrou as sete vítimas já mortas, carbonizadas.



Foto: Drone César Cocco


O Cenipa e a Polícia Civil foram acionados para realizar as investigações sobre a causa do acidente. No local, equipes localizaram a caixa preta do avião, onde o histórico de voo é armazenado, que será analisada. Destroços do avião também foram recolhidos para a apuração do Cenipa.

De acordo com a FAB, a documentação e manutenção da aeronave estavam em dia. O avião foi fabricado em 2019 e é considerado de alta versatilidade por especialista.

A última manutenção da aeronave foi realizada em 23 de agosto. O retorno da oficina ocorreu em 13 de setembro, véspera do acidente.

Quase seis horas após a queda, os destroços começaram a ser retirados do local. Os corpos passaram por exame no Instituto Médico Legal (IML).

Texto: Enzo Oliveira | Com informações do G1

Publicação: Enzo Oliveira | MTV

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