Foto: Divulgação

O Grupo EP, conglomerado de mídia no interior paulista e sul de Minas Gerais, realiza, como parte de sua maior cobertura eleitoral, o debate entre os dois candidatos que disputarão o segundo turno pela Prefeitura de Piracicaba (SP), no dia 25 de outubro, às 22h00. O embate será exibido ao vivo pela EPTV Campinas e transmitido no portal g1 Campinas, acidade on Campinas e CBN Campinas (90,5 FM). Barjas Negri (PSDB), com 35,78% dos votos, e Helinho Zanatta (PSD), com 26,59%, disputam o segundo turno e foram convidados para o debate.

Gabriela Delman, gerente de jornalismo da EPTV Campinas, destaca que o debate é uma ferramenta extremamente eficaz para que os candidatos se aproximem dos eleitores e expliquem de forma clara e objetiva as suas propostas para o município. “O debate é um espaço de confronto de ideias, onde os candidatos podem expor seus projetos para a cidade. Promover esse encontro e transmitir para o grande público é uma oportunidade para que os eleitores comparem os planos de governo e decidam quem vai representá-los melhor nos próximos quatro anos. Todos ganham com isso”, diz.

Em novo formato, o embate permitirá que cada político administre o próprio tempo, além de dar liberdade para movimentação no estúdio.

Dinâmica do debate e novas regras

Com a concordância das duas candidaturas, o debate será dividido em quatro blocos de 20 minutos:

1º bloco: perguntas com tema livre

2º bloco: perguntas com tema determinado

3º bloco: perguntas com tema livre

4º bloco: perguntas com tema determinado e as considerações finais

Todos os blocos terão 20 minutos. Nos de tema livre, cada candidato terá 10 minutos para falar. Não há limite de tempo para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Ao mediador caberá somente manter a ordem no estúdio e evitar interrupções entre os políticos.

Já nos dois de tema determinado, em cada bloco serão discutidos dois assuntos dentre os seis pré-definidos pelos jornalistas do grupo, sendo que cada candidato escolherá um por bloco. Ou seja, serão 10 minutos de discussão para cada tema - cinco minutos por candidato.

Os temas pré-definidos que poderão ser escolhidos pelos candidatos são: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança pública, transporte público/mobilidade.

Um candidato começará com a palavra no primeiro bloco, enquanto o outro dará início ao terceiro. O mesmo vale para os blocos temáticos - segundo e quarto. A definição de quem começará foi feita por sorteio.

Ao final do quarto bloco, cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais, em ordem estabelecida por sorteio.

Serviço - Debate Piracicaba

Data: 25 de outubro

Hora: 22h00

Transmissão: EPTV Campinas, g1 Campinas, acidade on Campinas e rádio CBN Campinas (rádio FM 90,5).

Texto: Assessoria EPTV

Publicação: Enzo Oliveira | MTV

Deixe seu Comentário