Foto: ApexBrasil
Edição especial marcou os 60
anos da feira e a 10ª participação consecutiva da Agência no evento. Presença
brasileira revelou o potencial da gastronomia nacional como força
impulsionadora de negócios estrangeiros
O Brasil fechou sua
participação no Salon International de l'Alimentation - SIAL Paris 2024 (Salão
Internacional da Alimentação) com um recorde de US$ 3,25 bilhões de negócios
imediatos e futuros. A marca supera o valor de todas as edições desde o início
da presença da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(ApexBrasil) na feira, considerada uma das maiores e mais importantes do setor
de alimentos e bebidas da Europa. A expectativa inicial para esta edição era de
cerca de US$ 2,5 bilhões, mas o valor alcançado foi além do esperado.
“Passar a marca de US$ 3,2
bilhões de negócios é motivo de muito orgulho para o Brasil e nos mostra que
estamos no caminho certo. O Brasil está de volta no cenário mundial. Os
produtos brasileiros do agronegócio e do setor de alimentos e bebidas têm grande
qualidade e estão conquistando mais e mais mercados. A Apex levou quase 200
empresas para SIAL Paris que ficaram frente a frente com compradores
estrangeiros de várias partes do mundo. Este resultado é fruto de um imenso
trabalho”, destacou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que inaugurou o
pavilhão Brasil no dia 20 de outubro e percorreu os oito pavilhões brasileiros
distribuídos no Parc des Expositions Paris Nord Villepinte, nos arredores de
Paris.
A participação brasileira no
evento teve também recorde de 192 empresas coordenadas pela ApexBrasil, sendo
87 apoiadas diretamente pela Agência, 9 Comerciais Exportadoras ou “Trading
Companies” – que representaram 50 pequenos negócios via Brasil Trade Lounge
(BTL) –, além de outras 46 empresas participantes via projetos setoriais
realizados em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e
com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC). A
cada ano, o Brasil vem superando a marca de negócios alcançada na SIAL Paris.
No primeiro, em 2006, a participação brasileira gerou negócios da ordem de US$
505 milhões. Na última edição, em 2022, este número ultrapassou US$ 1,9 bilhão.
Empreendedores de pequenos e
médios negócios ganham espaço para exportar
A participação brasileira
contou com a presença de vários empreendedores de pequeno e médio porte. “A
SIAL Paris é uma vitrine impressionante para produtores agroindustriais,
empreendedores, cooperativas apresentarem ao mundo o melhor da nossa sociobiodiversidade
e abrirem novos mercados internacionais. A Apex tem atuado para valorizar
pequenos produtores e, a partir das possibilidades gastronômicas que o Brasil
tem, mostrar a autenticidade, diversidade e sustentabilidade dos produtos
brasileiros”, destacou o gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Laudemir Muller,
que esteve presente na feira.
A startup e foodtech Cuíca é
um exemplo de empreendedorismo feminino presente pela primeira vez nesta feira.
Ela apresentou a potenciais compradores internacionais um leite vegetal rico em
vitamina E, selênio, magnésio, potássio, elaborado à base de castanha do Acre.
“A Apex nos ajudou desde o primeiro dia e fez com que a gente conseguisse
chegar até aqui”, afirmou a co-fundadora da Cuíca, Bianca Oglouyan. Ela
imaginou inicialmente ter contato apenas com empresas da Europa e se
surpreendeu com contatos de compradores da Ásia, Oriente Médio e África
interessados em importar seu produto. Assim como ela, outros empresários
puderam mostrar seus produtos no evento e contribuíram para os resultados
positivos da participação brasileira.
Plataforma Buy Brazil
Durante o evento, o presidente
Jorge Viana lançou a plataforma Buy Brazil que oferece um diretório online de
exportadores, facilitando o acesso de compradores internacionais a produtos de
empresas brasileiras. Esta solução inovadora conecta compradores internacionais
a exportadores brasileiros, dá visibilidade produtos nacionais no mercado
externo e torna a busca dos importadores mais fácil, ágil, eficiente e segura.
“Em um primeiro momento, estão sendo aceitas empresas do setor de alimentos e
bebidas que já participaram ou participam de ações da ApexBrasil. Futuramente,
a plataforma também deve ser aberta para empresas de outros setores cadastrarem
seus produtos”, explica Juarez Leal, do Núcleo de Plataformas Digitais da
ApexBrasil, que também participou do lançamento.
Culinária brasileira abrindo
portas para exportações
Além da exposição nos
pavilhões, na SIAL Paris a ApexBrasil mostrou um pouco dos sabores de várias
regiões do Brasil com ativações gastronômicas, apresentação de produtos,
degustações e 'cooking shows' que encantaram os visitantes da feira, entre eles
Coco Eiffel, proprietária do restaurante Café de l’ Homme e neta de Gustave
Eiffel, engenheiro responsável por uma das torres mais famosas e fotografadas
do mundo. Durante a feira, três ‘cooking shows’ com as chefs brasileiras Bel
Coelho, Luisa Kreitchmann e Marina Stroh atraíram o público para conhecer
produtos como: tapioca, pé-de-moleque, tucupi, sagu e, claro, o famoso café
brasileiro.
Para reforçar o posicionamento
do Brasil como parceiro global de negócios e divulgar o melhor da
originalidade, versatilidade e as oportunidades comerciais, a ApexBrasil
promoveu também um jantar, em parceria com o Instituto Capim Santo, no Café de
l’ Homme, dentro do Museu do Homem com vista para a Torrei Eiffel. Para a
ocasião, chefs Morena Leite, Marcelo Ballardin, Vico Crocco, Rafael Rego,
Rafael Cagali e Alessandra Montagne elaboraram um menu para exaltar a qualidade
e versatilidade de produtos nacionais como mandioca, tucupi, cupuaçu, açaí,
feijão. Para completar, os convidados foram surpreendidos com uma harmonização
de vinhos brasileiros, selecionados pela sommelière capixaba, Marina Gilberti.
O resultado foi uma sintonia marcada por um verdadeiro passeio pelos sabores de
Norte a Sul do país.
Sobre o SIAL Paris
Porta de entrada para produtos
brasileiros na França e mercados adjacentes da Europa, Oriente Médio, África e
América do Norte, o SIAL Paris é realizado a cada dois anos na capital francesa
desde 1964 e é considerada uma das principais feiras de alimentos de todo o
mundo. Junto com a feira ‘Allgemeine Nahrungs- und Genussmittel-Ausstellung’
(ANUGA), que acontece nos anos ímpares, na Alemanha, as duas integram o
calendário internacional dos mais relevantes eventos mundiais do setor
agroalimentar.
Nesta edição, de 19 a 23 de
outubro, os corredores dos pavilhões do Parc des Expositions Villepinte, nos
arredores da capital francesa, receberam mais de 7,5 mil expositores vindos de
130 países, cerca de 8 mil compradores, além de 285 mil profissionais de 205
países. Nos 11 pavilhões, foram apresentados mais de 400 mil produtos e
inovações de 10 setores de produtos alimentícios.
Texto: ApexBrasil
Publicação: Enzo Oliveira |
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