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Realizado pela ABRAPE, em parceria com a Ambev, Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de mais práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança no segmento.

Os vencedores da segunda edição do Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos - PRESE 2024 foram conhecidos na tarde desta quarta (6), em cerimônia realizada durante a 9ª edição do Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos, no Distrito Anhembi, na capital paulista. Iniciativa pioneira da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), em parceria com a Ambev, tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de mais práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança no segmento.

ESG é a abreviatura de Environmental, Social and Governance, e representa as práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Foram selecionados 18 dos 41 cases apresentados, e a comissão julgadora, composta por três pessoas com notória experiência e conhecimento nas áreas de Eventos e/ou ESG, definiu os seis vencedores em duas categorias de premiação: ações com custo de até 50 mil e ações acima desse valor. Os vencedores em cada categoria foram:

Custo de até 50 mil

Festival Ambienta - Música, Arte e Meio Ambiente (Sonique Produções)

O Festival Ambienta promove a conscientização ambiental por meio da música e das artes. A terceira edição, realizada em Belém no mês de junho, inclui atrações nacionais e locais, oficinas de instrumentos com material reciclável e um fórum sobre música e sustentabilidade. A iniciativa visa aumentar o impacto ambiental positivo e engajar o público nas causas ecológicas.

Móveis Circulares (We Stand)

O projeto conecta expositores de eventos a ONGs e comunidades em situação de vulnerabilidade, destinando móveis usados para famílias carentes. Com foco em sustentabilidade, a iniciativa promove a regeneração ambiental e a logística reversa, oferecendo o selo Carbono B para empresas participantes e impactando milhares de famílias no Brasil.

Festa Oboé: Conectando Entretenimento e Impacto Positivo (Agência Fishfire)

A Festa Oboé, que celebra a cultura brasileira, adota práticas ESG para promover impactos positivos. Entre as ações, destacam-se a reciclagem, neutralização de carbono, consumo responsável de água, inclusão social (como a contratação de mulheres trans) e apoio a pequenos empreendedores. A sustentabilidade e a ética são centrais no evento, com políticas para garantir um impacto duradouro.

Custo acima de 50 mil

Tardezinha 2023 (Paz & Bem Entretenimento)

A Turnê Tardezinha, idealizada pelo cantor Thiaguinho e o ator Rafael Zulu, implementou ações ESG em shows pelo Brasil, como a gestão de resíduos sólidos, combate ao assédio sexual (com o programa Tardezinha Segura) e iniciativas de inclusão (como acessibilidade e atendimento para PCDs). Além disso, a turnê impactou comunidades locais com projetos de energia renovável e segurança alimentar, reforçando a sustentabilidade em cada edição.

Lace o Respeito (Diverti Eventos)

A campanha "Lace o Respeito" visa combater o assédio, homofobia e racismo em eventos. Com tendas de acolhimento e treinamentos para colaboradores, o projeto cria ambientes seguros e inclusivos. A iniciativa, que já foi expandida para eventos como o Caldas Country e o Carnaval de São Paulo, busca educar e prevenir, promovendo respeito e acolhimento em larga escala.

Rock in Rio - Gestão de Resíduos e Benefícios Sociais

O Rock in Rio 2024 focou na gestão sustentável de resíduos, com a adoção de copos reutilizáveis e a participação ativa do público na separação dos resíduos. A iniciativa busca atingir a meta de "lixo zero" até 2030, colaborando com cooperativas de reciclagem e garantindo a destinação adequada dos resíduos. O evento também gera renda para catadores, promovendo inclusão social e ambiental.

Cada um dos ganhadores receberá como prêmio uma viagem à South By Southwest (SXSW) Austin 2025, evento de inovação, criatividade e tecnologia que acontecerá de 7 a 16 de março do próximo ano em Austin, Texas, nos EUA. O evento traz as tendências e novidades nas indústrias de tecnologia, cinema, TV e música, cultura digital, arte, designer, ativação de marca e muito mais. No prêmio estão incluídos: passagens aéreas, hospedagens, passaporte de acesso ao evento SXSW, viagem planejada pela Curadoria oclb, empresa parceira especialista em jornada de inovação.

"Com o prêmio, a ABRAPE tem como objetivo mobilizar o setor para a ação, reconhecendo que muitas iniciativas de impacto social e ambiental podem ser implementadas sem custos significativos. O ESG é pautado pela disposição de agir em prol do bem-estar social, ambiental e da governança. Assim, estamos incentivando ações, independentemente de seu custo, nas duas categorias que estabelecemos. Com isso, acreditamos que podemos promover um engajamento real e efetivo em prol de um futuro melhor", ressalta Jany Lima, diretora de Comunicação e Marketing da ABRAPE e responsável pelo projeto.

Sobre a ABRAPE

Criada em 1992 com o propósito de promover o desenvolvimento e a valorização das empresas produtoras e promotoras de eventos culturais e de entretenimento no Brasil, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos - ABRAPE, tem, atualmente, mais de 850 associados, sediados em todos os Estados da Federação, que representam o PIB dos eventos do Brasil. Foi a entidade que liderou o setor na pandemia, protagonizando a criação e a manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos PERSE: o maior programa de transação fiscal da história do Brasil e o principal Programa de desoneração fiscal após do Simples Nacional. Com importante representatividade, é referência em associativismo de classe.

Texto: Reprodução

Publicação: Enzo Oliveira | MTV

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