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Realizado pela ABRAPE, em
parceria com a Ambev, Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de
Eventos tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de mais práticas de
sustentabilidade ambiental, social e de governança no segmento.
Os vencedores da segunda
edição do Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos - PRESE
2024 foram conhecidos na tarde desta quarta (6), em cerimônia realizada durante
a 9ª edição do Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos, no Distrito
Anhembi, na capital paulista. Iniciativa pioneira da Associação Brasileira de
Promotores de Eventos (ABRAPE), em parceria com a Ambev, tem o objetivo de
fomentar o desenvolvimento de mais práticas de sustentabilidade ambiental,
social e de governança no segmento.
ESG é a abreviatura de
Environmental, Social and Governance, e representa as práticas ambientais,
sociais e de governança de uma organização. Foram selecionados 18 dos 41 cases
apresentados, e a comissão julgadora, composta por três pessoas com notória experiência
e conhecimento nas áreas de Eventos e/ou ESG, definiu os seis vencedores em
duas categorias de premiação: ações com custo de até 50 mil e ações acima desse
valor. Os vencedores em cada categoria foram:
Custo de até 50 mil
Festival Ambienta - Música,
Arte e Meio Ambiente (Sonique Produções)
O Festival Ambienta promove a
conscientização ambiental por meio da música e das artes. A terceira edição,
realizada em Belém no mês de junho, inclui atrações nacionais e locais,
oficinas de instrumentos com material reciclável e um fórum sobre música e sustentabilidade.
A iniciativa visa aumentar o impacto ambiental positivo e engajar o público nas
causas ecológicas.
Móveis Circulares (We Stand)
O projeto conecta expositores
de eventos a ONGs e comunidades em situação de vulnerabilidade, destinando
móveis usados para famílias carentes. Com foco em sustentabilidade, a
iniciativa promove a regeneração ambiental e a logística reversa, oferecendo o selo
Carbono B para empresas participantes e impactando milhares de famílias no
Brasil.
Festa Oboé: Conectando
Entretenimento e Impacto Positivo (Agência Fishfire)
A Festa Oboé, que celebra a
cultura brasileira, adota práticas ESG para promover impactos positivos. Entre
as ações, destacam-se a reciclagem, neutralização de carbono, consumo
responsável de água, inclusão social (como a contratação de mulheres trans) e
apoio a pequenos empreendedores. A sustentabilidade e a ética são centrais no
evento, com políticas para garantir um impacto duradouro.
Custo acima de 50 mil
Tardezinha 2023 (Paz & Bem
Entretenimento)
A Turnê Tardezinha, idealizada
pelo cantor Thiaguinho e o ator Rafael Zulu, implementou ações ESG em shows
pelo Brasil, como a gestão de resíduos sólidos, combate ao assédio sexual (com
o programa Tardezinha Segura) e iniciativas de inclusão (como acessibilidade e
atendimento para PCDs). Além disso, a turnê impactou comunidades locais com
projetos de energia renovável e segurança alimentar, reforçando a
sustentabilidade em cada edição.
Lace o Respeito (Diverti
Eventos)
A campanha "Lace o
Respeito" visa combater o assédio, homofobia e racismo em eventos. Com
tendas de acolhimento e treinamentos para colaboradores, o projeto cria
ambientes seguros e inclusivos. A iniciativa, que já foi expandida para eventos
como o Caldas Country e o Carnaval de São Paulo, busca educar e prevenir,
promovendo respeito e acolhimento em larga escala.
Rock in Rio - Gestão de
Resíduos e Benefícios Sociais
O Rock in Rio 2024 focou na
gestão sustentável de resíduos, com a adoção de copos reutilizáveis e a
participação ativa do público na separação dos resíduos. A iniciativa busca
atingir a meta de "lixo zero" até 2030, colaborando com cooperativas
de reciclagem e garantindo a destinação adequada dos resíduos. O evento também
gera renda para catadores, promovendo inclusão social e ambiental.
Cada um dos ganhadores
receberá como prêmio uma viagem à South By Southwest (SXSW) Austin 2025, evento
de inovação, criatividade e tecnologia que acontecerá de 7 a 16 de março do
próximo ano em Austin, Texas, nos EUA. O evento traz as tendências e novidades
nas indústrias de tecnologia, cinema, TV e música, cultura digital, arte,
designer, ativação de marca e muito mais. No prêmio estão incluídos: passagens
aéreas, hospedagens, passaporte de acesso ao evento SXSW, viagem planejada pela
Curadoria oclb, empresa parceira especialista em jornada de inovação.
"Com o prêmio, a ABRAPE
tem como objetivo mobilizar o setor para a ação, reconhecendo que muitas
iniciativas de impacto social e ambiental podem ser implementadas sem custos
significativos. O ESG é pautado pela disposição de agir em prol do bem-estar
social, ambiental e da governança. Assim, estamos incentivando ações,
independentemente de seu custo, nas duas categorias que estabelecemos. Com
isso, acreditamos que podemos promover um engajamento real e efetivo em prol de
um futuro melhor", ressalta Jany Lima, diretora de Comunicação e Marketing
da ABRAPE e responsável pelo projeto.
Sobre a ABRAPE
Criada em 1992 com o propósito
de promover o desenvolvimento e a valorização das empresas produtoras e
promotoras de eventos culturais e de entretenimento no Brasil, a Associação
Brasileira dos Promotores de Eventos - ABRAPE, tem, atualmente, mais de 850
associados, sediados em todos os Estados da Federação, que representam o PIB
dos eventos do Brasil. Foi a entidade que liderou o setor na pandemia,
protagonizando a criação e a manutenção do Programa Emergencial de Retomada do
Setor de Eventos PERSE: o maior programa de transação fiscal da história do
Brasil e o principal Programa de desoneração fiscal após do Simples Nacional.
Com importante representatividade, é referência em associativismo de classe.
Texto: Reprodução
Publicação: Enzo Oliveira |
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