Foto: Divulgação

A Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE-SP) protocolaram, nesta terça-feira (5), uma ação civil pública para garantir que os presos estrangeiros no sistema prisional paulista tenham acesso a visitas virtuais e ao envio de correspondências aos seus familiares. O objetivo da ação é assegurar o direito à comunicação familiar, especialmente entre os presos e seus parentes que moram fora do Brasil.

Na ação, as Defensorias pedem que o governo estadual, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), apresente um cronograma, no prazo de 30 dias, para garantir a comunicação regular entre os presos estrangeiros e suas famílias no exterior. O mínimo solicitado é uma visita virtual por semana. Essa medida busca resolver a exclusão de muitos presos estrangeiros, que não conseguem se cadastrar no programa de visitas virtuais devido à exigência de documentos como o CPF, que muitos não possuem ou não têm acesso.

Embora a SAP tenha criado o Programa Conexão Familiar para facilitar visitas virtuais, a implementação desse programa para presos estrangeiros ainda enfrenta limitações. Um exemplo disso é o relato do Consulado das Filipinas, que procurou a Defensoria Regional de Direitos Humanos em São Paulo da DPU (DRDH/SP) para relatar problemas enfrentados por presos filipinos e outros estrangeiros. Segundo o consulado, os presos estrangeiros não conseguem estabelecer contato com suas famílias, pois o "Programa Conexão Familiar" da SAP não permite videoconferências com parentes residentes no exterior.

Obstáculos

Desde 2022, a DPU tenta estabelecer parcerias e ajustes com a SAP-SP para possibilitar essas visitas virtuais. Em diversas reuniões, a DPU e a DPE-SP buscaram alternativas, como permitir o uso de documentos pessoais internacionais para o cadastramento nas visitas, dispensando a exigência do CPF. Embora a SAP tenha discutido propostas com organizações internacionais, como a Cruz Vermelha, as soluções ainda não foram implementadas de forma efetiva.

Texto: Assessoria DPU

Publicação: Enzo Oliveira | MTV

Deixe seu Comentário