Fotos: Divulgação
Espetáculo com direção de Carlos ABC estará em cartaz no domingo, 17/11, às 19h.
A Arrombada, um teatro do gênero Commedia Dell’Arte com a Cia Metamorfose sob direção de Carlos ABC e dramaturgia de Antônio Rogério Toscano, que estreou no final de outubro no Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, agora ganha uma nova sessão no domingo, 17/11, às 19h, desta vez na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo, na bilheteria.
A peça conta a história de uma companhia de teatro que está prestes a realizar o seu espetáculo em uma cidade, em local proibido. Pantaleão possui uma arca, que segundo ele, está cheia de dinheiro. Suas duas filhas gêmeas, Mirna e Virna, estão no centro da confusão sobre a arca que é arrombada.
Mal-entendidos e confusões são a tônica da comédia, que privilegia o humor por meio da commedia dell’arte. A peça mostra ainda as artimanhas dos criados Arlecchino e Brighela e do juiz da cidade, o gago Tartaglia.
O elenco é formado por Daniela Tonin (Virna e Mirna), Alexandre Simon (Pantaleão), Felipe Yubai (Arauto e Músico), Gabriel Mondini (Capitão Rambo Rimbaud), Matteus Cobra (Arlecchino), Tales Uski (Tartaglia) e Washington Poppi (Brighella).
A Commedia dell’arte é uma forma teatral de origem incerta, mas se deu inicialmente na Itália e depois por outros países da Europa como a França e a Inglaterra, entre os séculos XV e XVIII. Era assimilada às Festas Atellanas, que aconteciam em Atella, também na Itália, para homenagear o deus Baco. A Commedia dell’arte surge como uma resposta ao teatro humanista erudito e fortemente literário que se desenvolveu na Europa na transição entre a Idade Média e o Renascimento.
SERVIÇO – A Arrombada, da Cia Metamorfose. Domingo, 17/11, às 19h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Rua Gomes Carneiro, 1212. Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.
Texto: CCS | Prefeitura de Piracicaba
Publicação: Enzo Oliveira | MTV