Foto: Vinicius Silônio

Apresentações acontecem nos dias 06 em Campinas, 07 em Piracicaba e 09 de março em Jundiái; ingressos antecipados devem ser retirados em bilheterias on-line

A Orquestra Filarmônica Jovens Músicos realiza três apresentações gratuitas em Concertos pela Natureza nas cidades de Campinas, Piracicaba e Jundiaí, com participação do violinista Cármelo de los Santos.

A série de concertos em comemoração aos 15 anos da Academia é uma realização do Ministério da Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e da Academia Jovens Músicos, com Patrocínio Diamante da Andritz e da CPFL Energia; Patrocínio Prata da Phinia, Case IH e Hyundai Motor Brasil; Patrocínio Bronze da Bom Peixe; e Apoio da Painco, Nortex, Unimil, Banco CNH Capital, Instituto CPFL e Consórcio PCJ, com produção cultural da 3marias Produtora.

A estreia do Concertos pela Natureza será no dia 6 de março, às 20 horas, no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi, em Campinas. Em Piracicaba, o concerto será realizado no Teatro Municipal Erotídes de Campos – o Teatro do Engenho, no dia 7 de março, às 20 horas. Já o público de Jundiaí poderá conferir a única apresentação no dia 9 de março, às 19 horas no Teatro Polytheama.

Natureza é o tema central e inspiração para a série de concertos

Diante das questões de urgência climática, à preocupação com o aquecimento global e aos eventos extremos que já ocorrem nas cidades, como o altas temperaturas, tempestades, enchentes, incêndios devastadores, entre outros, a Academia Jovens Músicos, em parceria com o Consórcio PCJ - que abrange as Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – uniram esforços para despertar a reflexão e inspirar ações, conectando a arte da música à natureza.

A natureza será enaltecida no palco através do repertório especial apresentando 
As Quatro Estações de Antonio Vivaldi e As Quatro Estações Portenhas de Astor Piazzolla. As Quatro Estações de Vivaldi foram compostas como uma representação musical das estações do ano, refletindo como o compositor percebia e sentia a natureza em cada uma delas.

Já Astor Piazzolla, inspirado pela ideia de Vivaldi, criou as Quatro Estações Portenhas a partir de sua própria perspectiva, inserindo a força e a vitalidade do tango argentino, carregando a essência e a energia da cultura argentina.

Através da música, a Academia Jovens Músicos alinha-se às diretrizes ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance) e convida o público a reconhecer os desafios climáticos e a compreender o papel de cada indivíduo na proteção do planeta e da humanidade, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “O projeto Concertos pela Natureza busca despertar a reflexão e inspirar à ação, conectando a arte à urgência da sustentabilidade, com repertório simbólico e impactante com a participação do solista Cármelo de los Santos”, declarou o maestro Anderson de Oliveira, que será o regente da série de concertos.

Sobre a Academia Jovens Músicos e a Orquestra Filarmônica

A Academia Jovens Músicos, referência em educação musical em Piracicaba, transforma vidas por meio do ensino de excelência e inclusão social. A Orquestra Filarmônica Jovens Músicos, composta por professores e alunos avançados, promove concertos que encantam e educam, levando música de qualidade ao público e revelando talentos.

Sobre Cármelo de los Santos

O violinista Cármelo de los Santos ganhou projeção nacional aos 16 anos quando foi o mais jovem vencedor do importante concurso musical brasileiro: o “VII Prêmio Eldorado de Música”, em São Paulo. Desde então, se apresentou como solista convidado de mais de 40 orquestras, incluindo a New World Symphony, Santa Fe Pro-Musica, as sinfônicas de Southern Mississippi, Santa Fe, e Novo Mexico, a Filarmônica de Montevidéu, de Mendoza, Orquestra Musica d’Oltreoceano (Roma), e as principais sinfônicas brasileiras como a do Estado de São Paulo, Filarmônica de Minas Gerais, Brasileira e Petrobrás. Cármelo é professor titular de violino na Universidade do Novo México, Albuquerque, EUA.




O violinista Cármelo de los Santos participa do Concerto pela Natureza (Foto: Rawziski)

 

Cármelo já participou de diversas atividades na Academia Jovens Músicos como masterclasses e apresentações em concertos.

Sobre o Maestro Anderson de Oliveira

Com uma carreira dedicada à formação musical e à regência, Anderson de Oliveira é um dos pilares da Academia Jovens Músicos. À frente da Orquestra Filarmônica, conduz com paixão e técnica, explorando repertórios desafiadores e inspirando músicos e espectadores com performances emocionantes.

O projeto Jovens Músicos em Concertos pela Natureza envolve também Concertos Didáticos em escolas públicas e entidades, e dois concertos com a cantora Jane Duboc, a serem realizados em abril deste ano.

Serviço

Evento: Concertos pela Natureza

Filarmônica Jovens Músicos convida Cármelo de los Santos

06/03/2025 (quinta-feira) - Campinas, às 20 horas
Local: Teatro Oficina do Estudante Iguatemi
Shopping Iguatemi: Av. Iguatemi, 777 - Vila Brandina, Campinas – SP

Ingressos: Retirar os ingressos gratuitamente pelo site www.ingressodigital.com

07/03/2025 (sexta-feira) - Piracicaba, às 20 horas
Local: Teatro Municipal Erotides de Campos - Piracicaba (Teatro do Engenho)

Av. Dr. Maurice Allain, 454 - Parque do Engenho Central, Piracicaba

Ingresso Solidário: Retirar os ingressos gratuitamente pelo site www.sympla.com.br e levar 1kg de alimento não perecível que será doado para o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp).

09/03/2025 (domingo) - Jundiaí - às 19 horas
Local: Teatro Polytheama - Jundiaí

R. Barão de Jundiaí, 176 - Centro, Jundiaí

Ingressos: Retirar os ingressos gratuitamente pelo site www.sympla.com.br

Lei Federal de Incentivo à Cultura
ProAC-ICMS

Patrocínio Diamante: Andritz e CPFL Energia

Patrocínio Prata: Phinia, Case IH e Hyundai Motor Brasil 

Patrocínio Bronze: Bom Peixe

Apoio: Painco, Nortex, Unimil, Banco CNH Capital, Instituto CPFL e Consórcio PCJ

Produção Cultural: 3marias Produtora Cultural

Realização: Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Academia Jovens Músicos

Texto: Ozonio Imprensa

Publicado por: Enzo Oliveira | TV Metropolitana

Deixe seu Comentário