O governo estadual de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Educação, instituiu o Prêmio Excelência Educacional, que avalia o Índice de Excelência Educacional com base nos resultados do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) de 2024. Esse prêmio é de grande importância, pois estimula as escolas públicas a aperfeiçoarem suas práticas pedagógicas em favor dos seus alunos.

A imprensa local e algumas autoridades demonstraram surpresa ao constatar que 17 escolas municipais de Piracicaba foram premiadas por seus resultados e por ultrapassarem as metas estabelecidas. No entanto, para quem acompanha de perto as ações da Prefeitura de Piracicaba nos últimos 20 anos, isso não foi surpresa, mas sim o reflexo de muito esforço, investimento, planejamento e comprometimento por parte de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, especialmente no Ensino Fundamental – com foco no Ciclo 1 (do 1º ao 5º ano).

Professores da rede municipal, junto com seus supervisores, coordenadores e diretores, trabalharam arduamente, alinhados à política educacional expansiva da prefeitura nesse período. Os avanços são evidentes. Destacando que a maior parte desses alunos frequentam creches e pré-escolas municipais, o que facilita muito o aprendizado.

Em 2004, a Rede Municipal de Ensino Fundamental contava com 19 escolas, 6.870 alunos e 324 professores. Já em 2020, esses números cresceram significativamente, tanto em qualidade quanto em quantidade: 47 escolas, 17.235 alunos e 840 professores. Destaca-se ainda que Piracicaba foi uma das primeiras cidades paulistas a incorporar os alunos de seis anos ao Ensino Fundamental, que até então eram atendidos na pré-escola — uma decisão que fez toda a diferença.

Durante esse período, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município saltou de 4,7 para 6,8, graças ao esforço coletivo de toda a rede. Algumas escolas, inclusive, superaram em muito as metas estabelecidas.

Com a conquista de 17 escolas premiadas no Prêmio de Excelência Educacional do Estado, vale enfatizar que dez dessas escolas são novas, construídas e implantadas entre 2005 e 2020. Essas unidades, assim como as mais antigas, se destacaram nos resultados — o que é ainda mais relevante considerando que, nesse mesmo período, foram implantadas 28 novas escolas de Ensino Fundamental I, incorporando 10.365 novos alunos e 516 novos professores à rede.

Toda a Rede Municipal de Educação se empenhou em se adaptar às mudanças e se dedicar ao aprimoramento pedagógico. Os avanços nos indicadores do IDEB e do SARESP são provas concretas desse trabalho. É preciso reconhecer e parabenizar todos que se dedicaram a essa missão, mesmo diante das dificuldades enfrentadas durante a pandemia da Covid-19 nos anos de 2020 e 2021.

Por fim, destaca-se o sucesso do processo planejado de municipalização do Ensino Fundamental I, conduzido pela prefeitura, que levou escolas novas para diversos bairros da cidade, aproximando alunos e famílias da vida escolar. A evolução dos indicadores educacionais comprova a eficácia pedagógica da Rede Municipal de Ensino.

Barjas Negri foi ministro da Saúde e prefeito de Piracicaba por três gestões

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