Foto: Arquivo Pessoal
A pequena Safira Maya Vieira da Silva, de apenas um mês de vida, que mobilizou a atenção pública devido a um quadro grave de bronquiolite e desconforto respiratório, finalmente conseguiu uma vaga para internação na Santa Casa de Piracicaba. A notícia traz alívio à mãe, Flávia, que enfrentou dias de angústia em busca de atendimento para a filha.
Safira havia sido liberada da UPA Vila Sônia há duas semanas, mesmo com sintomas. Diante da piora do quadro, a mãe procurou ajuda em cidades vizinhas, como Águas de São Pedro e São Pedro, e, por fim, na UBS do Planalto em Piracicaba, onde a médica solicitou internação urgente.
Na quinta-feira (5), Flávia retornou à UPA com a bebê, que foi novamente avaliada e teve a necessidade de internação imediata confirmada, devido ao estado delicado dos pulmões pela bronquiolite. A bebê aguardava por uma vaga na UPA Vila Cristina, e agora será transferida para a Santa Casa.
A Prefeitura de Piracicaba e a Secretaria Municipal de Saúde foram questionadas e responderam com a seguinte nota:
"A Secretaria de Saúde informa que está acompanhando o caso da Sarifa, sendo que a Coordenação de Urgência e Emergência está empenhada, juntamente com o Secretário, em conseguir a vaga necessária. Conforme vimos informando, foi montado um Comitê de Crise que está atuando, ininterruptamente, para garantir atendimento adequado para a população piracicabana, sobretudo as crianças. Com relação ao atendimento prestado na unidade gerida por uma empresa, há uma Comissão de Avaliação e Acompanhamento que solicitará, à empresa, todas as informações para que, de posse disso, a Secretaria tome as medidas necessárias."
Publicação e Texto: Danilo Telles / TV Metropolitana