Este dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, nos convida a refletir sobre as conquistas e desafios da pauta ambiental em nosso município. Neste artigo, pretendo compartilhar uma retrospectiva das principais ações desenvolvidas durante os quatro anos do Mandato Coletivo na Câmara Municipal (2020–2024), assim como reforçar os compromissos para este novo ciclo.
Desde 2021 presido a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, atuando ativamente na análise de proposituras do Executivo e dos demais vereadores, elaborando pareceres técnicos e promovendo discussões com a sociedade. Realizamos o Fórum de Sustentabilidade, com rodas de conversa e encaminhamentos sobre temas como IPTU Verde, resíduos sólidos, instrumentos de planejamento urbano, entre outros. Também apoiamos iniciativas como o Projeto Tritura Pira e hortas comunitárias agroecológicas.
Organizamos e participamos de diversas audiências públicas, destacando-se as que trataram da revitalização praça José Bonifácio, da duplicação da avenida Alidor Pecorari — contra a qual também articulamos um movimento de resistência —, e da mortandade de peixes no Rio Piracicaba. Denunciamos a supressão indevida de árvores, especialmente no caso do contrato da CPFL no bairro Santa Rita, e levamos ao Ministério Público a destruição da praça do Rolo, transformada em estacionamento, promovendo protestos no local.
Também questionamos a construção inadequada de ciclovia de concreto sobre uma área de preservação permanente (APPàs margens do Rio Piracicaba. Atuamos em defesa do patrimônio histórico e ambiental com o Movimento Salve a Boyes, reforçando a importância da preservação da paisagem da Rua do Porto e o apoio ao projeto Beira Rio.
Em reconhecimento a figuras relevantes na luta ambiental, promovemos homenagens a personalidades como Dr. Enéas Salatti (pesquisador sobre os rios voadores da Amazônia), Mendes Thame (ex-prefeito e deputado federal pelo PVe Nancy Thame (agrônoma, ex-vereadora e ex-secretária de Agricultura de Piracicaba). Prestamos também homenagens à diretora da Esalq, Thais Vieira, e a pesquisadores da universidade incluídos entre os melhores do mundo, além de escolas premiadas no projeto Educatrilha.
Entregamos o Prêmio Chico Mendes a cidadãos e instituições com atuação destacada, como o professor Élcio Maichaki, a Sodemap (Sociedade Para Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba), a Agência das Bacias PCJ e o Senai.
Por meio de requerimentos, cobramos do poder público esclarecimentos sobre planos de contingência, adesão a programas de cidades resilientes, podas drásticas de árvores, manutenção de áreas verdes, ausência de saneamento básico em comunidades, situação dos resíduos sólidos e loteamentos irregulares na zona rural.
Na Câmara, propusemos o Código Florestal Municipal — infelizmente rejeitado pela maioria dos vereadores —, o Programa de Incentivo ao IPTU Verde e o Programa de Incentivo ao Uso da Energia Solar, ambos ainda à espera de regulamentação da Prefeitura. Também criamos a Frente Parlamentar de Combate à Crise Climática, com o objetivo de ampliar o debate e fomentar políticas públicas efetivas.
Neste segundo mandato, já iniciamos com questionamentos sobre a situação dos Ecopontos, melhorias no saneamento e abastecimento de água, promovemos discussões de apoio a cooperativas de reciclagem no município, entre outros encontros. Realizamos visitas a projetos e programas de referência em Campinas, que vem se destacando pela infraestrutura verde.
Nesta semana, entregamos homenagens ao Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), à equipe Brazilian Team – grupo de pesquisadores da Esalq/USP vencedores da competição internacional XPRIZE Rainforest, considerada a maior iniciativa para mapeamento da biodiversidade das florestas tropicais do mundo.
Seguiremos firmes na defesa do primeiro valor do nosso partido, o Partido Verde: a ecologia. Continuamos comprometidos com a construção de uma Piracicaba mais justa, sustentável e democrática, contribuindo para a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.
Silvia Morales é engenheira civil, mestre em urbanismo e vereadora do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”, pelo Partido Verde.