Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal
Uma criança de 5 anos foi atingida por uma porta de ferro na manhã desta segunda-feira (9), dentro da Escola Municipal Olívia Caprânico, localizada no bairro Mário Dedini, em Piracicaba (SP). O acidente aconteceu por volta das 9h, dentro da sala de aula. A mãe do menino relata o momento de tensão e alerta para o descaso com a manutenção da estrutura da escola.
“Recebi uma ligação da escola informando que havia ocorrido um acidente com meu filho: uma porta caiu sobre ele. Fui informada de que ele estava consciente, porém sentia dores no braço e na cabeça, e aguardava a chegada do resgate”, contou.
A ambulância do Corpo de Bombeiros encaminhou o menino para a UPA da Vila Rezende, onde foram realizados exames de raio-X e a criança foi medicada com dipirona. Segundo a mãe, foi constatada uma leve fissura no cotovelo e foram encaminhados ao Centro de Ortopedia e Traumatologia (COT). Ele permanece agora em repouso por cinco dias, sob observação em casa.
A família agradeceu o apoio do vereador Thiago Ribeiro, que acompanhou o caso. “Destacamos também o apoio e acompanhamento constantes da Secretaria da Saúde Escolar, representada pelas servidoras Cláudia e Meire, que estiveram conosco durante todo o atendimento.”, disse a mãe.
Apesar da gravidade do ocorrido, a mãe fez questão de destacar o empenho dos profissionais da escola. “Não temos nada a reclamar da equipe escolar. Os profissionais foram atenciosos, responsáveis e prestaram toda a assistência necessária com dedicação e profissionalismo.”
No entanto, ela manifestou repúdio ao que chamou de negligência da administração pública quanto à manutenção da estrutura da escola. Segundo o vereador Thiago, a direção da escola já solicitava a substituição da porta desde 2021, mas o pedido não havia sido atendido.
“Infelizmente, foi necessário acontecer um acidente para que medidas fossem tomadas”, lamentou. “Hoje foi um acidente. Amanhã, pode ser uma fatalidade. Isso não pode ser tratado com normalidade nem ignorado pelas autoridades competentes. A segurança das crianças deve ser prioridade absoluta.”
“Agradecemos a Deus por nosso filho estar bem. Seguiremos agora focados em sua recuperação, com o coração grato por sua vida e atentos à importância de cuidar do que temos de mais precioso: a família.”, finalizou.
A perícia técnica esteve na escola e o caso foi registrado no 4º Distrito Policial de Piracicaba.
Procurada pela TV Metropolitana, a Secretaria Municipal de Educação informou que o aluno será acompanhado pelo Setor de Saúde do Escolar. Em relação à estrutura da unidade, a prefeitura afirmou que o “Setor de Manutenção da Secretaria já emitiu ordem de serviço para que a empresa contratada realize o conserto da porta”, sem esclarecer a demora em atender às solicitações anteriores.
Por: Enzo Oliveira | TV Metropolitana