Foto: Guilherme Leite / Câmara Municipal de Piracicaba
Faleceu nesta segunda-feira (16), aos 96 anos, Dudley Rocha Bastos, uma figura emblemática da educação piracicabana. Ex-diretor da Escola Estadual "Honorato Faustino" e reconhecido por sua dedicação e rigor, Bastos deixa um legado de ensino e disciplina, sendo lembrado com carinho por ex-alunos, familiares e colegas.
O velório será realizado no Velório Parque da Ressurreição, Sala Standard, a partir das 8h da manhã de quarta-feira (18). O sepultamento ocorrerá no mesmo dia, às 14h, no Cemitério Parque da Ressurreição.

Foto: Guilherme Leite / Câmara Municipal de Piracicaba
Casado com Maria Emília do Carmo Menezes Bastos, Dudley Rocha Bastos era filho de Jonas de Faria Bastos Filho e Livanete Rocha Bastos (ambos já falecidos). Ele deixa os filhos Luiz Ricardo, Ana Lúcia, Ana Silvia, Paulo Eduardo, Ana Vera e Ana Cristina, além de netos, familiares e muitos amigos.

Foto: Guilherme Leite / Câmara Municipal de Piracicaba
Sua trajetória profissional foi marcada por 20 anos na direção da Escola Estadual "Honorato Faustino", seguida por um período como supervisor escolar até sua aposentadoria em 1986. Em 2023, sua contribuição para a educação foi oficialmente reconhecida pela Câmara Municipal de Piracicaba, por meio de uma moção entregue pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL).

Foto: Guilherme Leite / Câmara Municipal de Piracicaba
Trevisan Jr., que foi aluno de Bastos na "Honorato Faustino", expressou profundo pesar. "Estou, aliás estamos muito sentidos com a morte de Dudley. Me sinto honrado de ter sido seu aluno e de tê-lo homenageado na Câmara. Ficam agora meus sentimentos aos amigos e familiares", declarou o vereador à TV Metropolitana. Ele relembrou o "orgulho" de ter prestado a homenagem ao seu antigo diretor, destacando a "linha dura" de Dudley que, segundo ele, era "para o bem" e que os alunos "jamais esquecem". Trevisan Jr. também recordou um episódio em que Bastos o delegou a montar um time de futebol, levando a "Honorato Faustino" ao vice-campeonato entre as escolas estaduais.

Foto: Guilherme Leite / Câmara Municipal de Piracicaba
A Deputada Estadual Professora Bebel também se manifestou, enviando uma nota de pesar à TV Metropolitana.
"Recebi com imensa tristeza a notícia do falecimento do professor Dudley Rocha Bastos, um exemplar educador e que, por anos, foi notório diretor da EE Professor Honorato Faustino, em Piracicaba, além de conselheiro do Centro do Professorado Paulista. Os meus profundos sentimentos aos familiares e amigos, e que Deus conforte a todos", disse a deputada.
A comunidade educacional de Piracicaba e todos que tiveram o privilégio de conviver com Dudley Rocha Bastos lamentam a perda de um profissional que dedicou sua vida ao ensino e à formação de gerações.
A TV Metropolitana deixa também o registro de pesar aos familiares e amigos do professor Dudley.
Texto e Publicação Danilo Telles / TV Metropolitana