Foto: Divulgação
No dia 26 de junho Limeira confirmou a sétima morte por dengue em 2025. A vítima é uma mulher de 51 anos, que possuía comorbidades e faleceu em 18 de março. A confirmação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do município, que também atualizou o boletim epidemiológico para 3.066 casos confirmados da doença. Além disso, 15 óbitos seguem em investigação, aguardando o resultado de exames.
A secretária de Saúde, Maria Helena Chen, enfatizou a importância da prevenção como principal estratégia no combate à dengue. Ela alertou sobre os sinais de agravamento da doença, especialmente em indivíduos com doenças preexistentes, e orientou a população a procurar imediatamente uma unidade de saúde ao identificar sintomas como dor abdominal intensa, vômitos persistentes, tontura e sinais de desidratação.
As ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, continuam intensificadas em Limeira. A Divisão de Controle de Zoonoses informou que mutirões, vistorias domiciliares realizadas por agentes de saúde e zoonoses, e a nebulização veicular, implantada em 15 de abril, estão sendo realizadas. A nebulização é eficaz na eliminação de mosquitos adultos, mas a erradicação dos criadouros – recipientes que acumulam água e abrigam ovos e larvas – depende diretamente da colaboração da população.
Até o momento, em 2025, o balanço das ações de combate à dengue em Limeira aponta para 110.638 visitas a imóveis, 38.327 bloqueios para controle de criadouros, 14.024 bloqueios com nebulização costal, 18.416 residências nebulizadas (veicular) e 16 mutirões de combate realizados.
Texto: Danilo Telles / Jornalista
Publicado por Danilo Telles / TV Metropolitana