Karolyne Pastori e Julia Heloisa - Foto: Divulgação
Iniciativa voluntária reafirma o compromisso da concessionária com ações de responsabilidade social.
No mês de junho, a Mirante mobilizou sua equipe em torno de um compromisso que vai além das atividades operacionais do saneamento: doar sangue e ajudar a quem mais precisa. A ação, que contou com a participação voluntária dos colaboradores, faz parte da campanha nacional junho Vermelho, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue. Em Piracicaba, a campanha é realizada pelo Hemonúcleo local, que integra o Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e funciona na Santa Casa do Município.
A iniciativa abriu espaço para relatos de quem participou, como é o caso da Julia Heloísa, analista de Comunicação da concessionária, que compartilhou sua experiência com a doação e a motivação em fazer parte da campanha. “Achei a iniciativa da empresa muito importante. Me fez lembrar da história da minha mãe que, quando fez uma cirurgia do coração, precisou de uma mobilização para conseguir doadores de sangue. É uma história que marcou minha família e, desde então, meu pai doa sangue frequentemente”. Sobre a importância da doação, Júlia ressalta: “Alguns minutos do nosso dia podem salvar vidas, assim como a da minha mãe foi salva. Se você é apto a doar, reserve esse momento e faça sua doação. Alguém está contando com isso”.
Para Karolyne Pastori, supervisora de Engenharia da Mirante, doadora de sangue regular, a motivação surgiu do exemplo da mãe. “Eu a via doando e sentia vontade. Quando fiz 18 anos comecei e não parei. Sobre a importância da campanha, Karolyne deixa uma mensagem: “Doar sangue é um ato solidário. É um gesto simples, de coragem e empatia. Com a sua doação você pode ajudar a vida de outras pessoas”, destaca.
A participação voluntária dos funcionários nesta campanha integra as iniciativas de responsabilidade social da concessionária e reflete o compromisso da empresa com o bem-estar coletivo, fortalecendo laços com a comunidade e promovendo valores de solidariedade e cidadania.
Junho Vermelho
É uma campanha nacional de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Criada no mesmo mês do Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a iniciativa busca mobilizar a população durante um período crítico: o inverno, quando os estoques dos hemocentros costumam diminuir.
Para doar sangue
Para doar, é necessário atender alguns critérios, dentre eles: pesar no mínimo 50kg; estar em boas condições de saúde; e ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Os menores de 18 anos devem apresentar autorização formal e presencial do responsável legal. Demais critérios, informações e agendamento podem ser obtidos no Hemonúcleo de Piracicaba, que fica na Avenida Independência, 953, no bairro Alto. O telefone para contato é: (19) 3422-2019.
Mirante
A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, referência no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.
Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br
Aegea
Criada em 2010, a Aegea é referência no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua, leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje, são mais de 33 milhões de pessoas atendidas em mais de 760 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil.
Saiba mais em https://www.aegea.com.br/
Texto: Da Redação
Publicado por Danilo Telles / TV Metropolitana