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Depois de ter liderado movimento na região de Piracicaba, que forçou o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a desistir de conceder a rodovia SP-304 (Luiz de Queiros) e a instalação de cinco novas praças de pedágios, a deputada estadual Professora Bebel (PT) participou de audiências públicas nas cidades de Mogi Mirim e Santo Antonio de Posse, que integram o “Circuito das Águas”, contra a instalação de pedágios propostas pelo estadual. Na noite de sexta-feira, 27 de junho, Bebel esteve na Câmara Municipal de Santo Antônio de Posse, enquanto que no sábado pela manhã, 28 de junho, a parlamentar participou de manifestação na Câmara Municipal de Mogi Mirim, aonde reafirmou a sua posição contra a concessão das rodovias e a instalação de novas praças de pedágios.
Bebel disse que o sistema “free flow" é cobrança automática. “O sistema é moderno, mas a forma de onerar o consumidor, que já paga o IPVA, é bem antiga. Os novos pedágios que Tarcísio de Freitas está implantando vão impactar o desenvolvimento das cidades no entorno, que em sua maioria vivem do turismo e também os trabalhadores que dependem das rodovias para chegar ao trabalho”, falou.
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A população total da região do “Circuito das Águas”, segundo dados do IBGE 2025, é de mais de 500 mil habitantes, porém aos fins de semana a quantidade de pessoas que visitam essa região aumenta em mais de 100 mil pessoas. Caso mantenha a sua proposta de conceder as rodovias da região do “Circuito das Águas”, Bebel informa que serão instaladas nove novas praças de pedágios, assim, utilizando todo o percurso custará R$ 28,16.
Já a concessão da “rota Mogiana”, composta por vários municípios, entre eles Mogi Guaçu, Mogi - Mirim Estiva Gerbi, Mococa, Ribeirão Preto entre outros, possui pouco mais de 2,1 milhões de habitantes. Nessa região, há onze rodovias estaduais que atravessam 19 cidades, dentre elas Piracicaba, Ribeirão Preto, Americana, Mococa entre outras. Essa rota custará ida e volta R$ 76,8, com a cobrança ocorrendo sem mesmo as pessoas saberem, gerando inquietação daqueles que não defendem a sua implantação.
O governo Tarcísio de Freitas quer ampliar as praças de pedágios no estado, sua justificativa é que o estado não tem recurso para manutenção e ampliação de rodovias no estado. Esses pedágios seriam do tipo Free Flow, ou seja, o pedágio cobrado pela quantidade de KM percorrida. Porém, a deputada diz que a argumentação do governador de que o de São Paulo não teria recurso suficiente para expandir e efetuar manutenção nessas vias, “é uma das maiores falácias, uma vez que só entre janeiro e maio de 2025, segundo a Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento, a receita tributária superou R$ 127 bilhões, um crescimento de 2,3% em relação ao mesmo período de 2024. Na verdade, o atual governador quer financiar essas obras cobrando mais do trabalhador paulista, pois não faltam recursos, mas vontade política”, destaca.
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Em ambas audiências, Bebel contou que conseguiu criar uma Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para discutir essas novas concessões de rodovias no Estado de São Paulo, assim como protocolou o PL 262/2025, onde se estabelece critérios para instalação de novas praças de pedágios. “Primeiro seria criado um conselho curador, onde esse conselho faria com a população local, pelo menos três audiências públicas retratando os ganhos ou percas na região com essa implantação, a ideia é contrapor a postura do atual governo que atropela e não discute com a população do nosso estado. Acreditamos que esse conselho será uma ferramenta importante para a sociedade do estado de São Paulo, pois a mesma terá mais espaço nos debates relacionados a criação novos pedágios no estado de São Paulo”, diz.
A deputada diz acreditar na mobilização da população. Na região de Piracicaba, Bebel contou que a partir de uma mobilização que envolveu vereadores, prefeitos e lideranças sindicais e de movimentos sociais, com uma campanha nas ruas, com coleta de assinaturas para abaixo-assinado, além de documentação dirigida ao governador Tarcísio de Freitas, conseguimos força-lo a desistir de conceder a SP-304, que liga Piracicaba a Americana, que receberia três novas praças de pedágios, e mais duas na antiga estrada velha de Tupi, para evitar rotas de fugas, totalizando cinco pontos de cobrança, pelo mesmo sistema ‘free flow’. Portanto, devemos continuar nos mobilizando, lutando e denunciando esse governo”, enfatiza.
Publicado por Danilo Telles / TV Metropolitana