Tocando Agora: ...

DEPUTADA BEBEL COBRA GOVERNADOR TARCÍSIO POR REFORMA DO IML DE PIRACICABA APÓS SUSPENSÃO DE NECROPSIAS

Publicada em: 13/08/2025 18:24 - Piracicaba

Foto:A deputada estadual Professora Bebel (PT) enviou um ofício ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, cobrando a reforma prometida para o prédio do Instituto Médico Legal (IML) de Piracicaba. A cobrança vem à tona após a suspensão das necropsias na unidade, que a partir de agora terão de ser realizadas em Americana, penalizando a população de 12 municípios e cerca de 670 mil pessoas atendidas pelo IML de Piracicaba. Os exames clínicos, no entanto, continuarão a ser feitos na cidade.

A decisão de suspender as necropsias foi tomada após inspeções realizadas por diversos órgãos constatarem irregularidades graves no prédio, incluindo câmaras frias quebradas, infiltrações, um gerador inoperante e condições de risco sanitário. Segundo a deputada, a Promotoria do Trabalho chegou a instaurar um procedimento preparatório em junho deste ano e notificou a Secretaria de Segurança Pública para que comprovasse a tomada de medidas efetivas. A resposta, porém, foi a desocupação temporária do prédio para as necropsias, sem uma solução definitiva para o problema.

A deputada Professora Bebel afirma que a falta de ação do governo estadual é uma demonstração de descaso com a região.

"Essa é mais uma demonstração do descaso do governador Tarcísio de Freitas com toda região de Piracicaba e sua população, que será penalizada com esta transferência", declarou. A parlamentar ressaltou que a transferência das perícias para Americana prolongará o sofrimento das famílias, uma vez que a liberação dos corpos irá demorar muito mais.

O ofício enviado pela deputada cobra a realização da reforma de R$ 6 milhões, prometida desde 2023, e exige uma solução rápida para a situação. A deputada argumenta que o IML é uma peça fundamental para a elucidação de mortes violentas e que o governo não pode negligenciar sua estrutura.

Texto: Danilo Telles / Jornalista | Com informações da Assessoria

Publicado por Enzo Oliveira / Grupo Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...