Foto: Divulgação
Uma área verde próxima à Rua Luiz Antônio de Morais, no bairro Jardim Gilda 2, em Piracicaba, tem sido alvo de denúncias de moradores por conta do acúmulo de resíduos e entulhos. O descarte irregular, que além de poluir o ambiente, causa incômodo aos vizinhos, foi motivo de reclamação e contato com as autoridades.
Em resposta, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos (Semop), informou que a limpeza do local foi realizada há dez dias. Apesar disso, uma nova intervenção já está programada para esta semana, a fim de sanar o problema mais uma vez.
O descarte em locais não autorizados, como áreas verdes, é considerado crime ambiental, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). As penalidades para quem pratica a infração incluem multa, detenção ou até mesmo reclusão.
Apesar da ação do poder público, a conscientização da população é fundamental para evitar que o problema persista. O apelo dos vizinhos é para que não sejam realizados mais descartes irregulares, evitando danos e transtornos a quem reside na região.
Para denunciar o descarte irregular de entulho e lixo, a população pode entrar em contato com a Prefeitura pelo canal de atendimento SIP-156 ou com o Pelotão Ambiental no telefone (19) 3422-0200.
Texto e Publicação Danilo Telles / Jornalista | Grupo Metropolitana