Foto: Prefeitura de Piraciacaba
Investimento de mais de R$ 3 milhões em 800 aparelhos beneficia pacientes que aguardavam há mais de cinco anos
A Prefeitura de Piracicaba iniciou ontem, segunda-feira, 1º/09, mais uma etapa da entrega de aparelhos auditivos. Até outubro, 800 aparelhos serão entregues para pacientes da rede municipal, alguns deles após mais de cinco anos de espera. A ação integra o programa da Secretaria de Saúde para zerar filas em consultas, exames e procedimentos.
O investimento supera os R$ 3 milhões. Todo o processo até a entrega do aparelho começa na Atenção Básica: o paciente passa por consulta com clínico geral, encaminhamento ao otorrinolaringologista e exame de audiometria, que confirma a necessidade do dispositivo.

Foto: Prefeitura de Piraciacaba
A secretária-executiva de Atenção Primária e Secundária, Daniela Andrade, explica que a fila somava, em fevereiro, 1.076 pessoas, muitas desde 2019. “A entrega começou pelos casos mais graves e prioritários e segue de forma gradativa”, afirmou.
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO - As entregas são feitas pelo setor de Fonoaudiologia do Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Postão, no Centro. Para viabilizar as entregas até outubro, a Secretaria de Saúde realizou mutirões de exames de audiometria desde março.
“O aparelho auditivo melhora a qualidade de vida e a interação social. Permite que a pessoa participe de atividades em grupo, use o telefone, assista televisão. Nosso compromisso é zerar a fila e garantir que ela não volte a existir”, destacou o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco.
EMOÇÃO E MUDANÇA DE VIDA - O aposentado Braz Jordão, 77 anos, recebeu aparelhos para os dois ouvidos após um ano e meio de espera. “Agora vou conseguir ouvir melhor, as pessoas não vão precisar repetir mais”, disse emocionado. Sua esposa Raquel comemorou: “Chamava e ele não escutava. Agora a nossa comunicação vai ficar melhor.”
Raquel também incentivou outros pacientes: “Quem tem dificuldade de ouvir deve procurar a unidade de saúde e seguir o processo. Hoje saímos daqui com meu marido ouvindo melhor.”
A fonoaudióloga da rede municipal Laura Meneghelli reforça os ganhos proporcionados pela iniciativa. “O paciente volta a ouvir a campainha, o netinho, a esposa. Isso impacta diretamente na qualidade de vida e na saúde integral.”
Um convênio do município com o Ministério da Saúde e regulação do Governo do Estado atendia apenas dez pacientes por mês em Piracicaba. “Agora vivemos um momento muito bom, porque além de atender a demanda reprimida, o município está garantindo que a fila não volte a existir”, complementa a fonoaudióloga.
Texto: Prefeitura de Piraciacaba
Publicado por Danilo Telles / Grupo Metropolitana