Foto: Divulgação
O corpo de uma idosa de 83 anos foi encontrado desenterrado e vilipendiado na madrugada desta segunda-feira (8) em um cemitério na cidade de Capivari. O ato, ocorrido um dia após o sepultamento, é investigado pela Polícia Civil e apresenta indícios de ter sido motivado por um ritual.
A delegada Maria Luísa Della Bernardina, responsável pelo caso, informou que a cena do crime chocou os policiais. Ao lado do caixão, foram encontradas velas pretas e borboletas mortas. Um símbolo relacionado a proteção também foi desenhado na parte interna da tampa do caixão.
Para auxiliar nas investigações, o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Piracicaba e o resultado do laudo é esperado em até 30 dias. O corpo da idosa foi sepultado novamente nesta terça-feira (9).
Em nota, a Prefeitura de Capivari confirmou que está prestando total apoio à Polícia Civil. A Administração Municipal informou que, apesar de o Cemitério Municipal não ter segurança interna, o local conta com câmeras de monitoramento nos arredores, e as imagens já foram disponibilizadas às autoridades.
Vilipêndio a cadáver é um crime grave no Brasil, previsto no artigo 212 do Código Penal. A pena para o delito varia de um a três anos de detenção, além de multa. O crime é definido como o ato de desrespeitar ou humilhar o corpo ou as cinzas de uma pessoa morta.
Qualquer informação sobre o caso pode ser comunicada às autoridades através dos telefones 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) ou 181 (Disque Denúncia). A identidade será mantida em absoluto sigilo.
Texto: Danilo Telles / Grupo Metropolitana