Foto: Guilherme Leite
O vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), conhecido como Cássio Fala Pira, foi preso na manhã desta quinta-feira (9) em Piracicaba (SP). A prisão ocorreu no âmbito da investigação que apura denúncia de importunação sexual, uma delas ocorrida dentro de seu gabinete na Câmara Municipal de Piracicaba.
Segundo informações apuradas pela equipe de jornalismo da Metropolitana, o vereador deverá ser conduzido inicialmente para a Câmara, DDM e, em seguida, ficará à disposição das autoridades. A Polícia Civil através da DDM é quem investiga o caso.
O caso veio à tona publicamente em setembro, quando uma mulher registrou um boletim de ocorrência e apresentou denúncia à Câmara Municipal, alegando ter sido importunada sexualmente pelo parlamentar.
De acordo com o relato da vítima, o incidente ocorreu na segunda-feira (22), quando ela esteve no gabinete do vereador para tratar de uma proposta de emprego. A mulher afirma que, ao chegar, o vereador teria começado a puxá-la pelas mãos e a tocar de forma inapropriada.
A vítima narrou que o vereador teria exposto o órgão genital e se masturbado na frente dela. Ela também relatou que tentava se desvencilhar, mas ele insistia em puxá-la, fazendo-a cair em seu colo.
“Ele me puxou novamente, me fazendo cair sobre ele, e desta vez cai na perna dele. Foi nesta hora que Cassio começou a apalpar o meu seio esquerdo. Saí do colo dele, mas ele então me puxou pela calça e começou a apalpar a minha bunda," detalhou a vítima no relato.
Segundo a denunciante, a situação só foi interrompida quando uma funcionária bateu na porta, avisando que o vereador deveria atender outra pessoa.
A vítima também alegou que, após o ocorrido, o vereador a teria levado até seu veículo, retido seu celular e apagado mensagens que ela havia enviado a uma amiga pedindo ajuda. A mulher afirma que o parlamentar teria tentado se passar por ela, enviando mensagens à amiga como se as acusações fossem falsas.
O caso foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Piracicaba, e a Polícia Civil abriu inquérito para apurar a denúncia.
Na época em que o caso veio a público, a assessoria do vereador Cássio Fala Pira informou que seus advogados estavam finalizando o acesso aos autos do processo e que um posicionamento oficial seria emitido após a análise ser concluída.
A matéria está em atualização. Novas informações sobre o andamento do caso serão adicionadas.
Texto e Publicação Danilo Telles/Jornalista | Grupo Metropolitana