Tocando Agora: ...

UNIVERSALIZASP PROJETA R$ 1 BILHÃO EM INVESTIMENTOS E REDUÇÃO DE 26% NAS PERDAS DE ÁGUA EM PIRACICABA

Publicada em: 27/11/2025 19:16 -

Foto: Governo SP

Estudos técnicos do programa estadual indicam potencial para modernizar redes, fortalecer segurança hídrica e atender mais 249 mil pessoas sem novas captações.

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do estado de São Paulo apresentou à Prefeitura de Piracicaba, nesta quinta-feira (27), os primeiros resultados técnicos do programa UniversalizaSP. As projeções iniciais indicam a possibilidade de R$ 1 bilhão em investimentos no município, visando a modernização da infraestrutura de saneamento, a redução de perdas de água e a universalização dos serviços.

O principal destaque dos estudos é o potencial para reduzir as perdas de água tratada na rede de distribuição de 51% — o patamar atual — para cerca de 25%. Essa diminuição de 26 pontos percentuais permitiria ao município atender aproximadamente 249 mil pessoas (cerca de 58% da população) sem a necessidade de novas captações.

O UniversalizaSP, programa do Governo do Estado que apoia municípios na adequação ao Novo Marco Legal do Saneamento, prevê ações focadas em infraestrutura e cobertura de serviços:

  • Redução de Perdas: Modernização e substituição de redes antigas, setorização dos sistemas de distribuição e instalação de hidrômetros inteligentes com controle de pressão em tempo real. Além disso, 14% dos domicílios atendidos atualmente não têm o consumo medido, e o plano é instalar novos hidrômetros.
  • Segurança Hídrica: Estão mapeadas a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Luiz de Queiroz e a implantação de etapas avançadas de tratamento para a captação do Rio Piracicaba, que apresenta elevado teor de poluentes. Dois projetos adicionais incluem uma barragem no Ribeirão Passa Cinco e a requalificação de dois poços.
  • Universalização: O levantamento georreferenciado apontou que mais de 8 mil domicílios ainda não têm acesso à água tratada, sendo a maioria (cerca de 6,8 mil) em áreas rurais. No esgotamento sanitário, o foco do programa será direcionado para as áreas rurais, uma vez que o serviço urbano é atendido por uma concessionária.

A secretária Natália Resende destacou que o trabalho oferece uma base técnica robusta para o município: "Os resultados indicam caminhos consistentes para modernizar o sistema e fortalecer a segurança hídrica de forma sustentável."

O UniversalizaSP adota um modelo de Parceria Público-Privada (PPP) e visa garantir a segurança hídrica e a sustentabilidade econômica dos serviços, em linha com as diretrizes do Novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal $14.026/2020$).

Texto e Publicação Danilo Telles/Jornalista | Grupo Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...