Foto: Enzo Oliveira/MTV
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária (Visa), emitiu um alerta oficial nesta sexta-feira (28) sobre a circulação de e-mails fraudulentos que têm como alvo os contribuintes do município. As mensagens falsas comunicam a existência de uma suposta "pendência crítica" no alvará sanitário e exigem o pagamento de valores sob a ameaça de aplicação de multas e outras penalidades.
A Vigilância Sanitária esclareceu que não utiliza e-mail para enviar cobranças, nem solicita pagamentos ou repasses financeiros para a regularização de documentos por meio eletrônico. A Prefeitura orienta que as mensagens com esse teor devem ser desconsideradas imediatamente e tratadas como uma tentativa de golpe.
Para evitar prejuízos, a administração municipal reforça a necessidade de os contribuintes redobrarem a atenção e adotarem medidas de segurança. A orientação é não abrir links, não baixar anexos e, principalmente, não efetuar qualquer pagamento caso recebam comunicações suspeitas que simulam ser da Visa.
Em caso de qualquer dúvida sobre a autenticidade de uma comunicação, o contribuinte deve entrar em contato diretamente com a Vigilância Sanitária de Piracicaba.
Os canais oficiais para confirmação da veracidade de informações são:
- Telefone: (19) 3437-7800
- E-mail: falecomavisa@piracicaba.sp.gov.br
A Prefeitura informou que segue monitorando a situação e trabalhando para garantir a segurança da população, prevenindo que mais cidadãos se tornem vítimas dos golpes.
Texto e Publicação Danilo Telles/Jornalista | Grupo Metropolitana | Com informações da Prefeitura de Piracicaba