Foto: Prefeitura de Piracicaba
Atendimentos serão realizados das 8h às 16h, a partir de segunda-feira, 01/12, com serviços de acolhimento, saúde e inclusão realizados pelas equipes da Prefeitura.
A segunda etapa do projeto Superação será realizada na região Norte do município a partir de segunda-feira, 01/12. Depois do trabalho na Praça José Bonifácio, no Centro, os serviços passam a ser oferecidos no Ginásio Poliesportivo Roberto Filetti, localizado na av. Euclides de Figueiredo, s/nº, no bairro Vila Sônia.
O projeto é executado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, com apoio de diversas secretarias municipais, e tem como objetivo oferecer acolhimento e encaminhamentos às pessoas em situação de rua.
Os atendimentos serão realizados das 8h às 16h. A população em situação de rua contará com serviços como acolhimento, escuta ativa, inclusão no Cadastro Único e programas sociais, emissão da segunda via de documentos, avaliação de saúde pelo Consultório na Rua e CAPS AD, encaminhamentos para tratamento em clínicas credenciadas, além de cadastro para vagas de emprego, cursos de qualificação e encaminhamentos para a Frente de Trabalho. Também serão disponibilizados kits de higiene com troca de roupa, toalha e itens como sabonete, escova e pasta de dente.
O secretário de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, José Edvaldo Brito, avaliou a primeira etapa do projeto como positiva, o que confirma o impacto do Superação. “Os resultados demonstram que estamos no caminho certo. Nosso foco agora é manter o ritmo, ampliar os atendimentos e seguir devolvendo dignidade às pessoas em situação de rua", destacou.

Foto: Prefeitura de Piracicaba
BALANÇO – A primeira etapa do projeto, realizada na Praça José Bonifácio, registrou 441 atendimentos. As equipes técnicas das secretarias e voluntários realizaram 129 cortes de cabelo, 100 contratos para a Frente de Trabalho, 71 inserções no Cadastro Único, 70 internações em clínicas e comunidades terapêuticas credenciadas pela Secretaria de Saúde para pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas, 21 encaminhamentos para a Casa de Passagem, 20 emissões de segunda via de RG, 14 emissões de segunda via de certidão de nascimento, oito encaminhamentos para consultas e oito encaminhamentos para ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos).
COMO AJUDAR – A população pode colaborar informando sobre pessoas em situação de rua pelos telefones: (19) 99694-1768, (19) 99705-4663 e (19) 99446-4389 (Serviço de Abordagem Social), pelo 153 da Guarda Civil Metropolitana ou pelo (19) 3426-5979 (Centro Pop).
Texto: Da Redação
Publicado por Danilo Telles/Grupo Metropolitana