Foto: Guilherme Leite
A ex-vereadora e professora Esther Sylvestre da Rocha faleceu neste domingo (28), aos 88 anos, em Piracicaba. Figura emblemática do cenário político e educacional, Esther viveu um momento de forte reconhecimento em 2023, quando foi condecorada com a "Medalha de Mérito Legislativo", o título máximo concedido pela Câmara Municipal a personalidades de destaque.

Foto: Guilherme Leite
Na ocasião da homenagem, proposta pela vereadora Rai de Almeida (PT), Esther declarou-se "arrepiada" e emocionada com o reconhecimento em vida. "O meu ideal era exatamente este, de melhorar a vida de todo mundo", afirmou a educadora durante a solenidade, que reuniu familiares, amigos e antigos aliados políticos.

Foto: Guilherme Leite
Nascida em Chavantes (SP), Esther adotou Piracicaba em 1970. Dedicou 30 anos ao magistério, com passagens marcantes pela Escola Estadual “José de Mello Moraes” e pelo colégio CLQ, aposentando-se como diretora em 1991.

Foto: Guilherme Leite
Na vida pública, quebrou barreiras ao ser a primeira mulher a encabeçar uma chapa para a Prefeitura de Piracicaba, em 1996. Antes, exerceu mandato como vereadora (1993-1996) e foi peça-chave nas gestões do ex-prefeito José Machado, ocupando os cargos de secretária de Administração e chefe de gabinete.

Foto: Guilherme Leite
Esther era viúva de Antonio Celso Castello Rocha e deixa dois filhos, Antonio Celso e Fausto, além de noras e três netos.

Foto: Guilherme Leite
O velório ocorre nesta segunda-feira (29), das 08h às 13h, na sala “Esmeralda” do Memorial Metropolitano de Piracicaba. O corpo será cremado posteriormente.
Texto e Publicação Danilo Telles/Jornalista | Grupo Metropolitana