Foto: Rubens Cardia e Reprodução SAP-CE
O ex-vereador de Piracicaba, Cássio Luiz Barbosa, o "Cássio Fala Pira" (PL), está entre os detentos transferidos da Penitenciária 2 de Tremembé para o complexo penitenciário de Potim (SP). A movimentação faz parte de um plano da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) para desativar o perfil de "presídio dos famosos" de Tremembé, transformando a unidade em um centro de regime semiaberto.
A transferência coloca o ex-parlamentar em uma unidade de segurança máxima em um momento de tensão no complexo.
Na última sexta-feira (26), um motim na Penitenciária 1 de Potim — unidade vizinha à que abriga o ex-vereador — terminou com o assassinato brutal de Fagner Falcão de Oliveira Silva, de 36 anos. A vítima, que declarava pertencer à facção Comando Vermelho (CV), foi morta com golpes de lâmina e teve o corpo pichado com sangue pelos agressores.
A reportagem procurou a defesa de Cássio Fala Pira para comentar a transferência para Potim e questionar se, diante do recente episódio de violência no complexo, haverá um pedido de remoção para uma unidade considerada mais segura para o custodiado. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno. O espaço permanece aberto para manifestações.
Cássio está preso preventivamente desde outubro de 2025. Ele é investigado pela suposta prática de crimes sexuais e armazenamento de pornografia infantil. Devido à repercussão do caso e à natureza das acusações, sua custódia exige protocolos de segurança para garantir sua integridade física. Em Potim, ele divide o complexo com outros presos de alta periculosidade e figuras conhecidas que também deixaram Tremembé, como Thiago Brennand e Roger Abdelmassih.
Texto e Publicação Danilo Telles/Jornalista | Grupo Metropolitana