Foto: Divulgação
O ano de 2026 será marcado por um calendário de feriados nacionais que incidem quase integralmente em dias úteis. Das dez datas oficiais, nove cairão durante a semana, oferecendo maior possibilidade de "emendas" e fins de semana prolongados. Se por um lado o cenário beneficia o setor hoteleiro e o turismo, por outro acende um alerta em entidades que representam a indústria e o comércio devido ao impacto na produtividade.
Segundo Márcio Luís, vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o setor industrial tende a ser o mais afetado pela interrupção das jornadas. "A indústria depende de escala e de uma produtividade ininterrupta. Quando há pausas frequentes, a produção reduz e a competitividade pode ser fragilizada", afirma.
Para a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o acúmulo de folgas pode prejudicar a concorrência brasileira no mercado internacional. Estimativas da entidade apontam que, somando os feriados às férias regulamentares, o trabalhador brasileiro poderá ter cerca de 45 dias de descanso no ano.
Além dos feriados, o setor produtivo precisará de um planejamento rigoroso para lidar com eventos extraordinários em 2026, como as eleições presidenciais e a realização da Copa do Mundo. "Será um ano desafiador que exigirá uma engenharia logística por parte dos empresários, focando em gestão de estoques e escalas de trabalho", pontua o vice-presidente da CACB.
Enquanto o comércio em centros urbanos pode registrar queda de movimento com a viagem de consumidores durante os feriadões, associações comerciais já começam a divulgar calendários específicos para minimizar prejuízos. No interior de São Paulo, cidades como Garça já definiram horários especiais de abertura até as 22h em datas estratégicas para compensar os dias de fechamento.
Confira a lista dos feriados nacionais em 2026:
- 1º de janeiro (quinta-feira): Confraternização Universal
- 3 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
- 21 de abril (terça-feira): Tiradentes
- 1º de maio (sexta-feira): Dia do Trabalho
- 7 de setembro (segunda-feira): Independência do Brasil
- 12 de outubro (segunda-feira): Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (segunda-feira): Finados
- 20 de novembro (sexta-feira): Dia da Consciência Negra
- 25 de dezembro (sexta-feira): Natal
(O feriado de 15 de novembro, Proclamação da República, será o único a cair em um domingo).
Texto e Publicação Danilo Telles/Jornalista | Grupo Metropolitana