Foto: Divulgação
Jovens que completam 18 anos em 2026 devem se alistar pela internet ou na Junta de Serviço Militar; mulheres também podem se alistar de forma voluntária
O prazo para o Alistamento Militar 2026 está aberto desde 1º de janeiro e segue até 30 de junho. O procedimento é obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026. Mulheres também podem se alistar de forma voluntária, segundo o Governo Federal.
As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do Exército Brasileiro (https://alistamento.eb.mil.br), ou presencialmente na Junta de Serviço Militar (JSM), que em Piracicaba (SP), está localizada na rua Prudente de Moraes, nº 926.
Para realizar o alistamento, é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF e comprovante de endereço.
Jovens nascidos antes de 2008 que não se alistaram no prazo regular devem comparecer obrigatoriamente de forma presencial à Junta de Serviço Militar. Nesses casos, há cobrança de multa por atraso, conforme a legislação.
De acordo com as informações divulgadas, o serviço militar obrigatório tem como objetivo a formação de uma reserva de recursos humanos para atuação em situações de defesa e apoio a ações institucionais.
No segundo semestre de 2026, após a etapa de alistamento, serão realizadas as fases de seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula. O Serviço Militar para os selecionados começa em 2027 e tem duração de um ano. Se houver vagas, o serviço pode ser prorrogado a cada 12 meses, por até oito anos, segundo a Agência Brasil.
Mulheres
Desde o ano passado, as mulheres podem se alistar voluntariamente, e, em 2026, serão ofertadas para elas mais de 1,4 mil vagas: mil para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 157 para a Marinha. As vagas estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados e do Distrito Federal. O objetivo do Ministério da Defesa é que o número de vagas para o público feminino cresça a cada ano.
Em 2025, mais de um milhão de homens e 33 mil mulheres se alistaram para servir em 2026.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3422-6394.
*Com informações da Agência Brasil
Por: Da redação