Foto: Divulgação
Mama África recebeu a honraria em nome da filha, durante o cortejo pré-carnaval do Baque Caipira.
A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, realizou neste domingo (8) a entrega da Medalha de Mérito do Samba “Zazá Brasileira” em homenagem póstuma a Catarina Martins Teixeira. A honraria foi recebida por sua mãe, Dona Odette Martins Teixeira, a Mama África, durante o cortejo de pré-carnaval do Baque Caipira, no Centro de Piracicaba.
A homenagem foi concedida conforme o Decreto Legislativo nº 34/2019 e o requerimento nº 1.009/2025, de autoria da vereadora Silvia Morales, e reconhece a trajetória, o compromisso e a contribuição de Catarina Martins Teixeira para o samba, para a cultura popular, para o esporte e para o movimento negro no município.
Catarina Martins Teixeira, falecida em outubro do ano passado, herdou de sua mãe o amor pelo samba e pela cultura popular. Ao longo de sua trajetória, foi uma atuante colaboradora de pautas culturais, esportivas e do movimento negro em Piracicaba, com destacada participação junto à Sociedade 13 de Maio, deixando um legado de luta, dedicação e fortalecimento das expressões culturais e comunitárias da cidade.
Durante a cerimônia de entrega, a vereadora Silvia Morales ressaltou o simbolismo da homenagem. “Catarina construiu uma história de compromisso com a cultura, com o samba e com a luta do povo negro. Essa medalha é um reconhecimento póstumo, mas também um gesto de memória, respeito e valorização das pessoas que dedicaram suas vidas a fortalecer a identidade cultural de Piracicaba”, afirmou.
Mama África recebeu a medalha em nome da filha e também foi homenageada pelo Baque Caipira, em um momento marcado por emoção e reconhecimento público. Aos 92 anos, Mama África possui uma trajetória de vida marcada pelo samba, o carnaval, o Batuque de Umbigada e o esporte, onde se destacou como atleta de alto rendimento, levando o nome de Piracicaba ao cenário nacional e internacional.
A entrega da medalha integrou a programação do cortejo de pré-carnaval do Baque Caipira, grupo percussivo piracicabano fundado em 2013, que celebra a cultura afro-caipira por meio do maracatu de baque virado. O cortejo teve início na praça doutor Tibiriçá e percorreu pontos históricos do centro da cidade até o Largo dos Pescadores.
Texto: Assessoria Parlamentar
Publicado por Danilo Telles/Grupo Metropolitana