Foto: Arquivo Pessoal
Morreu nesta quarta-feira (11), aos 85 anos, a pastora Assenção Lopes Bozom, importante liderança religiosa e feminina de Piracicaba. Viúva do Reverendo Misael Bozom Penteado, ela acumulava mais de sete décadas de trajetória dedicada ao ministério cristão, especialmente na Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ).
O velório será realizado nesta quinta-feira (12), a partir das 6h30, no "Galpão Quadrangular", localizado na Rua Bernardino de Campos, 1.641, no Bairro Alto. O sepultamento está marcado para as 15h, no Cemitério Municipal da Saudade.
Em outubro de 2025, a Câmara Municipal de Piracicaba aprovou uma moção de aplausos em homenagem aos 70 anos de trajetória cristã da pastora. O reconhecimento, proposto pelo vereador Rerlison Rezende (Relinho), destacou o compromisso de Assenção com o serviço ministerial e a comunidade.

Foto: Arquivo Pessoal
Assenção iniciou sua atuação de destaque ao lado do marido, o pastor Misael Bozom Penteado, com quem se casou em 1964. Juntos, atuaram em cidades como Santos, Lins, São José do Rio Preto e Poços de Caldas. O casal estabeleceu-se em Piracicaba em 1986, assumindo a liderança pastoral local.
Mesmo após a morte do marido, em 1991 — que na época ocupava o cargo de Vice-Presidente do Conselho Nacional de Diretores da IEQ —, Assenção deu continuidade ao trabalho religioso e social na cidade, consolidando-se como uma das principais vozes femininas da denominação na região.

Foto: Arquivo Pessoal
Filha de Diogo Lopes Garcia e Antonia Precoma, a pastora Assenção deixa os filhos Pastor Misael Bozom Penteado Junior (casado com a Pastora Ludimila Godoi), Rode Bozom Penteado e Quezia Bozom Penteado. Ela deixa ainda netas, demais familiares e amigos.
O Grupo Metropolitana de Comunicação manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da pastora Assenção Lopes Bozom e expressa condolências aos familiares, amigos e a toda a comunidade evangélica de Piracicaba por esta perda irreparável.
Texto e Publicação Danilo Telles/Jornalista | Grupo Metropolitana