Foto: Divulgação
Uso do método contraceptivo de longa duração é inédito na rede pública e mais uma opção para as mulheres; 18 pacientes já passaram pelo procedimento
A Secretaria Municipal de Saúde realizou na quarta-feira (11), capacitação de profissionais da rede municipal de Saúde para inserção do implante contraceptivo subdérmico Implanon, incluindo a realização de 18 procedimentos em mulheres atendidas pela rede pública.
A atividade combinou orientação sobre o fluxo municipal, capacitação teórica e treinamento em modelo anatômico, além da inserção do implante nas pacientes previamente acolhidas, com agendamento, teste de gravidez e assinatura do termo de consentimento.
O Implanon é um método contraceptivo de longa duração e alta eficácia, com ação de até três anos, e passa a integrar as estratégias de fortalecimento do planejamento sexual e reprodutivo no município. A fertilidade retorna rapidamente após a retirada do dispositivo.

Foto: Divulgação
A incorporação do implante ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), e os municípios têm prazo para estruturar a oferta, incluindo a capacitação das equipes habilitadas para inserção e retirada do método.
Para a secretária-executiva da Secretaria Municipal de Saúde, Daniela Andrade, a iniciativa representa um avanço na política pública local. “Essa capacitação marca um momento histórico para o município. Estamos ampliando o acesso a um método moderno, seguro e de longa duração, fortalecendo o planejamento reprodutivo e oferecendo mais autonomia às mulheres”, destaca.
"Ser mãe precisa se tornar culturalmente uma escolha e não consequência. A informação e acesso a métodos contraceptivos são garantidor por lei no SUS.", aponta a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Marcela Buoro.

Foto: Divulgação
Para Giordana Vilas Boas, da Coordenação Médica da Atenção Básica, “a oferta do Implanom na Atenção Básica amplia o acesso a um método contraceptivo seguro, eficaz e de longa duração. Com a médica Cláudia Fonseca, também da coordenação, ela afirma que essa iniciativa fortalece o planejamento reprodutivo e “reafirma nosso compromisso com um cuidado humanizado, baseado em evidências e nas necessidades das mulheres do nosso município.”
SEGURANÇA – As médicas Lyandra Godoy, que atua na UBS Balbo; Fernanda Bonin, médica de família na USF Jaraguá II e Helena Cypriano, da UBS Santa Teresinha, estão entre as médicas que participaram da capacitação. “A oferta do Implanon é uma excelente oportunidade para prevenir gestações indesejáveis. Por ter duração de 3 anos, facilita a adesão da paciente”, destaca Lyandra.
“É interessante por ampliar opções para as pacientes. É um método que não depende de exames complementares e pode ser realizado na própria unidade de saúde”, pontua Fernanda.
Ana (nome fictício), de 16 anos e mãe de uma bebê de 21 dias, foi uma das pacientes a receber o Implanon. “Tomava remédio para não engravidar, não tomei da maneira correta e acabei engravidando. Quando a enfermeira do posto me falou sobre esse método, me interessei”, contou a frequentadora da UBS Centro.
Poliane Cabral, de 27 anos e mãe de duas meninas de 4 e 5 anos, também recebeu o Implanon. “Achei esta opção melhor do que o DIU (Dispositivo Intrauterino, outro método contraceptivo)”, afirmou.
Por: CCS | Prefeitura de Piracicaba