Tocando Agora: ...

BEBEL PRESTA HOMENAGEM A APROVADOS E LANÇA FÓRUM ESTADUAL PARA FORTALECER CURSINHOS POPULARES

Publicada em: 18/02/2026 14:43 -

Foto: Assessoria Parlamentar

A segunda presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel (PT) prestou homenagem a alunos do cursinho popular Paulo Freire, de Piracicaba, aprovados em vestibulares de universidades públicas e no Prouni, e fez o lançamento oficial do Fórum Estadual de Cursinhos Populares, visando fortalecer esta ação para garantir que alunos da rede pública possam se preparar para concorrer nos principais vestibulares do país.

O evento foi realizado no último sábado, na subsede da Apeoesp, e contou com a Com a participação de aprovados em vestibulares, além diretora da Escola Estadual Sud Mennucci, Márcia Vieira, que acolhe o cursinho Paulo Freire, de Fernanda Feliciano, coordenadora administrativa; e Tiago Fainer, coordenador do cursinho Paulo Freire; do professor e ex-vereador da cidade de Tatuí, Eduardo Sallum, da Casa Práxis, de Tatuí, que também promove cursinho naquela cidade, além de representantes de mais de 30 cursinhos populares de diversas regiões do Estado de São Paulo.

Foto: Assessoria Parlamentar

Antes de prestar homenagens a estudantes do cursinho popular Paulo Freire, que teve 86 aprovados em diversos vestibulares nas principais universidades públicas do país, como Unesp, Unicamp, USP e Fatec, além de federais, através do SISU, e no PROUNI, a deputada Professora Bebel lembrou que tudo começou em 2020, em plena pandemia da Covid-19, quando, através do seu mandato popular, em parceria com a subsede da Apeoesp, deu início ao cursinho popular, contando com o apoio de diversos professores da rede pública que lecionaram gratuitamente. “Sem dúvida, muito feliz com o resultado alcançado nesses cinco anos deste cursinho, que se consolidou como um marco regional na democratização do acesso ao ensino superior. Essas conquistas mostram a força da educação pública, mesmo diante dos cortes e ataques promovidos pelo governo Tarcísio de Freitas, que no ano passado retirou R$ 11 bilhões da educação”, disse.

Hoje, como explicou a deputada Professora Bebel, o projeto alcança um patamar ainda mais elevado ao integrar a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), política do Ministério da Educação e do Governo Lula destinada a fortalecer iniciativas populares por meio de apoio técnico, articulação institucional e, de modo especial, bolsas de auxílio-permanência para estudantes, sem dúvida, elemento crucial para reduzir a evasão e garantir condições reais de estudo à juventude trabalhadora.

Foto: Assessoria Parlamentar

Ela ressaltou que desde o seu início, o cursinho Paulo Freire de Piracicaba já acolheu 1.428 estudantes, oferecendo não apenas preparação para vestibulares, mas também formação crítica, acompanhamento pedagógico e um ambiente de pertencimento, construído sobre princípios de solidariedade, diálogo e justiça social. “Agradeço a todos que acreditaram e que apoiaram esse projeto, que entendo ser fundamental para garantir o mínimo de igualdade para a  juventude que não tem como pagar um cursinho particular  e que graças ao nosso projeto, apresentado ao ministro da Educação, Camilo Santana, ganhou o apoio do governo federal do presidente Lula, que apoia a educação com instrumento fundamental de transformação social.

Agora, com o lançamento do Fórum Estadual de Cursinhos Preparatórios, ligado a Apeoesp e ao mandato da Bebel, o objetivo é ir mais longe e apoiar todos os cursinhos populares que nele se associarem. “Uma das nossas metas é de que todas as subsedes da Apeoesp também promovam o seu cursinho popular, além do que queremos, como sugeriu o professor Eduardo Sallum, participar e dar sugestões na elaboração do Enem, principal acesso às universidades públicas do país”, completou Bebel.

Texto: Vanderlei Zampaulo 

Publicado por Danilo Telles/Grupo Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...