Bloco do Amor reuniu multidão na segunda-feira - foto: Divulgação
Foram ao todo 25 eventos totalmente gratuitos, com a participação de 16 blocos carnavalescos
A programação carnavalesca de 2026 em Piracicaba, organizada pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Turismo e de Cultura, reuniu público de 50 mil pessoas em 25 eventos totalmente gratuitos. As celebrações começaram no último final de semana de janeiro e terminaram na terça-feira passada, a terça-feira de Carnaval, 17/02, reunindo crianças, jovens, adultos e idosos, com a participação de 16 blocos carnavalescos e apresentações em diferentes regiões da cidade, abrangendo marchinhas, matinês e Carnaval Inclusivo. O número de público neste ano aumentou em cerca de 5.000 pessoas, no comparativo com o período da festa no ano passado, quando o Carnaval reuniu 45 mil foliões.
Os 16 blocos aprovados, via Edital de Chamamento, para integrarem o Carnaval 2026 de Piracicaba foram Bloco Afropira, Bloco Baque Caipira, Bloco Cordão Carnavalesco do Mestre Ambrósio, Bloco da Ema, Bloco da Green, Bloco da Salomé, Bloco do Amor, Bloco do Bagaço, Bloco do Peixe Frito, Bloco dos Boçais, Bloco GRES Amigos da Rua do Porto, Bloco Pira Pirou, Bloco SapuTeda 2026, Bloco Unidos de Santa Olímpia, Bloco Vila África Kilombo e Bloquinho do Primo Luiz.

Largo dos Pescadores ficou lotado de foliões durante a programação - foto: Divulgação
Entre os locais onde os eventos aconteceram estão o Engenho Central, um dos principais pontos turísticos da cidade, além de áreas que abrangem a Praça da Boyes, largo dos Pescadores, Praça Dr. Jorge Tibiriçá, Estação da Paulista, Casa do Povoador, bairro Santa Olímpia e outros.

Engenho Central foi um dos pontos onde eventos ocorreram - foto: Divulgação
Para a piracicabana Eliana Paranhos, 38, auxiliar de ação educativa, que marcou presença no Bloco da Ema e na matinê, a programação planejada pela Prefeitura foi suficiente para receber pessoas de todas as idades. “Vi famílias inteiras participando. Lembro que quando eu era mais nova, pequena, tinha bastante carnaval, mas não dava pra ir tanta família, crianças. E hoje vejo que comporta todo mundo, tanto os mais novos quanto os mais velhos. Vi bastante idoso também, além de jovens e crianças brincando. Funcionou muito bem e eu recomendo. Com certeza no próximo ano estarei aqui”, falou.

Eliana Paranhos e Ellen Joaquim curtiram eventos na cidade - foto: Divulgação
Quem também aprovou as atividades carnavalescas na cidade foi a cantora Dea Martins, que é natural de São Paulo, mas atualmente mora em Piracicaba. “Tentei ir em todos os eventos da programação. Eu, como musicista, gosto de prestigiar. Já participei de alguns carnavais aqui também, trabalhando, como trabalhadora da arte, e acho importantíssimo o fortalecimento dos blocos, a maneira como ocorre, porque não sai nenhuma confusão. O largo dos Pescadores fica lotado de gente e é uma alegria ver, assim, a efervescência”, disse.

Cantora Dea Martins aprovou programação - foto: Divulgação
“O trabalho conjunto das secretarias municipais foi essencial para estes dias de celebração. O planejamento e a união de esforços em parceira com os blocos garantiram uma verdadeira festa na nossa cidade, evidenciando a cultura piracicabana e os artistas e, também, instigando maior movimentação em restaurantes e na rede hoteleira e, consequentemente, fortalecendo nossa economia”, disse o prefeito Helinho Zanatta.
Segundo o secretário de Cultura, Carlos Beltrame, o Carnaval é uma manifestação cultural democrática e genuinamente brasileira e a proposta da Prefeitura foi valorizar os blocos, os artistas locais e as expressões tradicionais, garantindo estrutura e segurança para que a cultura popular ocupasse os espaços públicos. “Mais do que celebrar, estamos fortalecendo a cultura como ferramenta de pertencimento e construção coletiva, com alegria e respeito”, comentou.

Secretários municipais de Cultura e Turismo, Carlos Beltrame e Clarissa Quiararia, junto da jazz band que se apresentou na Rua do Porto - foto: Divulgação
FORTALECIMENTO DA ECONOMIA - De acordo com a titular da Secretaria de Turismo, Clarissa Quiararia, o Carnaval 2026 de Piracicaba foi plural e os dias de festa contribuíram para movimentar a economia, fortalecendo o turismo regional e valorizando a identidade cultural da cidade. “Trabalhamos para construir uma programação diversa, gratuita e acessível, pensada tanto para o morador quanto para quem escolhe a nossa cidade como destino nesse período. O Carnaval é um evento que gera impacto positivo para o comércio, para os serviços e para toda a cadeia produtiva do turismo”, comentou, acrescentando que, para o fim de semana prolongado de Carnaval, a média de ocupação na rede hoteleira da cidade neste ano estava em 72%.
O Carnaval de Piracicaba tem apoio da Polícia Militar, além do Coletivo de Cordões e Blocos de Carnaval de Piracicaba e da Piracerva – Associação das Cervejarias Artesanais de Piracicaba.
Texto: CCS | Prefeitura de Piracicaba