Player
Tocando Agora
Carregando...

CARRO COM SENSITIVA É ATINGIDO POR TRATOR DA PREFEITURA DE SÃO PEDRO EM ESTRADA RURAL

Publicada em: 22/06/2026 11:40 -

Foto: Arquivo Pessoal

Um veículo particular no qual viajava a sensitiva Érica Helena Dias foi atingido por um trator da Prefeitura de São Pedro (SP) na tarde desta quarta-feira (17). O acidente de trânsito foi registrado em uma estrada rural na região do Recanto das Águas enquanto o maquinário realizava serviços de nivelamento e manutenção da pista. Apesar dos danos materiais concentrados na parte dianteira do automóvel, não houve o registro de feridos.

De acordo com o boletim de ocorrência elaborado pela Guarda Civil Municipal (GCM), o motorista do carro, Edson Silva Theodoro, relatou que seguia pela via quando se deparou com as obras. Segundo o condutor, o operador do trator interrompeu momentaneamente o trabalho e moveu a máquina para o lado direito da estrada, sinalizando que a passagem estava liberada. No entanto, quando o veículo passava pelo local, o maquinário oficial iniciou uma manobra de marcha à ré.

Foto: Arquivo Pessoal

O motorista afirmou às autoridades que tentou acionar a buzina e engatar a marcha à ré para evitar a colisão, mas o automóvel perdeu a tração devido ao pedregulho espalhado na pista, o que impossibilitou a evasão. Edson Silva também informou aos agentes da GCM que o trecho em manutenção não contava com placas ou sinalização de advertência para os motoristas.

Por outro lado, o operador do trator, declarou em seu depoimento que realizava o nivelamento da estrada e precisou efetuar a marcha à ré para reposicionar o equipamento e dar continuidade ao serviço. Ele afirmou que, durante a movimentação, não percebeu a aproximação do automóvel de passeio e só tomou conhecimento da batida após o impacto, quando foi avisado pelo próprio condutor do carro. O coordenador de Obras Rurais do município compareceu ao local para prestar apoio institucional.

A sensitiva Érica Dias, que viajava no banco de passageiros com destino à casa da mãe, relatou ter ficado bastante abalada e assustada com a gravidade do impacto. Em relato pessoal sobre o ocorrido, ela descreveu momentos de pânico na tentativa de desviar da máquina pública.

Foto: Arquivo Pessoal

"Meu esposo deu toda a ré no carro, só que o carro começou a patinar naquele pedregulho e não saiu do lugar. Ele começou a buzinar, buzinar, e o trator patinando. Quando ele viu que o carro não ia sair e que o trator ia engolir a gente inteiro, ele pulou fora do carro e eu pulei do lado dele. A garra do trator acabou com o painel do carro. O vidro que a garra pegou tinha um ferro que ficou a 30 centímetros da minha cabeça", afirmou a passageira.

O impacto causou avarias severas na parte frontal do veículo — adquirido recentemente —, danificando o para-choque, os painéis internos e os espelhos retrovisores. Devido ao travamento das garras do trator na estrutura do automóvel, foi necessária a intervenção de um segundo guincho para desatarraxar os veículos.

A ocorrência foi encerrada pela Guarda Civil Municipal e classificada formalmente como acidente de trânsito envolvendo veículo oficial. Conforme o documento, o caso será encaminhado ao setor jurídico competente da administração pública para análise detalhada dos fatos e adoção das providências cabíveis. Érica Dias informou que buscará o ressarcimento legal dos prejuízos materiais e cobra esclarecimentos sobre os protocolos de segurança adotados nas vias rurais do município.

 

Procurada, a Prefeitura de São Pedro informou que a apuração dos fatos ainda está em andamento. Neste momento, é prematuro qualquer posicionamento quanto à existência ou não de eventual dever de indenizar, uma vez que ainda é necessária a definição das responsabilidades pelo acidente. Após a conclusão da análise técnica e jurídica do caso, as providências cabíveis serão adotadas.

Texto e Publicação Danilo Telles/Jornalista | Grupo Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...