Faleceu na manhã de desta quinta-feira 28/04, o ex-prefeito de Piracicaba e ex-deputado federal Antônio Carlos de Mendes Thame. Thame deixa a esposa, Nancy Ferruzzi Thame, e a filha Sofia Ferruzzi Thame. O município decretará luto oficial de três dias.
Professor universitário, agrônomo e advogado, Thame era piracicabano, nascido em 13 de junho de 1946. Sua trajetória política inclui um mandato como prefeito de Piracicaba (1993 – 1996) e sete mandatos com deputado federal por São Paulo, dentre eles deputado constituinte, além de ter sido secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do estado de São Paulo, na gestão de Mário Covas, e o primeiro presidente dos Comitês PCJ, onde exerceu dois mandatos.
Como prefeito de Piracicaba, implantou os Clubins, que ofereciam atividades para crianças no contraturno escolar e atendiam mais de 5.000 crianças; ampliou o número de vagas para crianças nas escolas e asfaltou diversos bairros.
Dentre suas atividades parlamentares estão a participação da Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988); autoria do projeto que criou o Microempreendedor Individual (MEI) e autor da emenda que permitiu o aumento de etanol na gasolina, beneficiando o meio ambiente e setor sucroalcooleiro. Foi coordenador da Frente Parlamentar Mista Pró-Gás Natural; Presidente do Comitê Executivo, Capítulo Brasileiro, do Global Organization Of Parliamentarians Against Corruption (GOPAC), além de participar de diferentes comissões parlamentares.
Para o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, uma marca importante da atuação de Mendes Thame foi a preocupação com o meio ambiente. “O ex-prefeito e ex-deputado Thame foi precursor da agenda ambiental. Ter sido o primeiro presidente do Comitê PCJ mostra esse engajamento. Foi um grande defensor do meio ambiente e um grande prefeito”, disse Luciano Almeida.
VELÓRIO – Mendes Thame está sendo velado no Salão Nobre Helly de Campos Melges, na Câmara Municipal e foi recepcionado pela Guarda de Honra da Guarda Civil Municipal. A Câmara ficou aberta até as 22h e reabrirá às 6h de hoje, sexta-feira, 29/04. A saída para o sepultamento da Câmara em direção ao Cemitério da Saudade está marcada para às 9h30 de amanhã.
Câmara presta condolências pela morte do ex-prefeito Mendes Thame
A Câmara Municipal de Piracicaba, por intermédio da Mesa Diretora, divulga nota de pesar e condolências aos familiares e amigos do ex-prefeito municipal e ex-deputado federal, Antonio Carlos de Mendes Thame, que faleceu na manhã desta quinta-feira (28), aos 75 anos. O seu corpo será velado no Salão Nobre Helly de Campos Melges, a partir das 15h.
O cortejo para o sepultamento, que aconteceu no Cemitério da Saudade, e saiu às 9h30 desta sexta (29).
O presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (PP), também presta sua homenagem, reconhecendo que a cidade perde uma referência. "Ele sempre foi uma pessoa pensativa, não respondia ao léu, sempre ponderava em ações que refletiam sobre o futuro da cidade", destaca o parlamentar, lembrando ainda que Mendes Thame era presença marcante nas inúmeras audiências públicas realizadas na Câmara.
HISTÓRICO - Mendes Thame governou Piracicaba entre 1993 e 1997. Também foi secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do estado de São Paulo durante os governos de Mário Covas e Geraldo Alckmin, entre 1999 e 2002, e o primeiro presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí (PCJ), em 1993.
Seu primeiro mandato como deputado federal foi em 1986, pelo PMDB. Na ocasião participou da Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988). Já no PSDB, foi reeleito em 1998, 2002, 2006 e 2010. Em 2014 foi eleito suplente de deputado federal. No mesmo ano, deixou o PSDB e ingressou ao Partido Verde (PV). Como deputado, foi o criador do projeto de lei do Microempreendedor Individual (MEI), entre outros.
Thame foi também professor do Departamento de Economia e Sociologia da Esalq/USP, da Faculdade de Serviço Social de Piracicaba e do Colégio Luiz de Queiroz. Era casado com Nancy Thame, ex-vereadora e atual secretária da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba), com a qual tem uma filha, Sofia Ferruzzi Thame.
VELÓRIO - O velório terá início às 15h, no Salão Nobre Helly de Campos Melges da Câmara Municipal de Piracicaba. Será recepcionado pela guarda de honra da Guarda Civil Municipal. O funcionamento da Casa nesta quinta-feira (28) será até 22h e a reabertura às 6h de sexta-feira (29).